Entrevista com Alexandre Nero, o Stenio de Salve Jorge

Alexandre Nero de terno preto

Foto: Raphael Dias / Rede Globo

Apesar de já ter cinco trabalhos na tevê, Alexandre Nero confessa que só agora está aprendendo a lidar com a fama. O ator, que está no elenco de Salve Jorge como o advogado Stenio, revela que no início da carreira sofria com eventos e o assédio da imprensa. Hoje, Alexandre se mostra um cara mais maduro e preparado para encarar os desafios de ser uma pessoa pública. Prova disso é a sua participação no programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima, onde ele fala tudo sobre o tema sem papas na língua e sem nenhum pudor. “A intenção do programa é essa: que as pessoas comecem a entender o sexo como algo natural, algo que não tenha culpa, que não seja proibido, que não envolva religião no meio, que não envolva grandes profundezas de coisas. Sexo é apenas pessoas se relacionando. É só isso”, afirma. Nesta entrevista, Alexandre ainda fala sobre a carreira musical e como está sendo participar da nova novela das nove. Confira:

Guia da TV: Como será seu personagem Stenio?
Alexandre: “A gente não faz parte do núcleo cômico, mas tem situações cômicas, inevitavelmente. Porque é um personagem vaidoso, que vai cuidar da beleza. A ex-mulher dele é uma delegada que prende e ele é um advogado que solta. E ela briga com ele, ele briga com ela. Eles ficam discutindo, mas ao mesmo tempo eles se gostam. Mas não sabem se gostam a ponto de voltar o casamento. Então, tem situações cômicas, mas não é nossa responsabilidade. Nós não estamos ali na novela para fazer ninguém rir. A gente está ali para desenvolver a trama.”

Guia da TV: O Stenio irá se envolver com o tráfico de pessoas?
Alexandre: “Não sabemos ainda. Até agora, meu personagem é advogado da Lívia, personagem de Claudia Raia, que é a mulher que faz o tráfico. Só que ele não sabe disso. Ele é o cara que cuida da parte burocrática, ele não se mete nisso. Agora, se ele vai descobrir, se ele vai ser a favor ou contra, só a Gloria Perez sabe. Por enquanto, estamos trabalhando em cima dele como se ele fosse um cara muito bacana, muito carismático, que gosta da família, do trabalho e é mulherengo!”

Guia da TV: Você tem 42 anos. Como é viver o pai da Mariana Rios, que tem 27? Como você vê essa relação?
Alexandre: “Eu poderia ser o pai da Mariana, se eu tivesse a Mariana com 15, 16 anos. É muito novo, mas hoje em dia dá para ter filho com 13 (risos). Mas a Mariana está fazendo uma menina de 20 anos. Eu e a Giovanna Antonelli teríamos tido a personagem da Mariana cedo, com 20 anos.”

Guia da TV: Você fez alguma preparação física para viver o Stenio?
Alexandre: “Eu mudei o tipo de exercício. Estou fazendo mais aeróbico do que musculação. E fechei a boca, né? Agora, estou torcendo para não engordar durante a novela! Porque é difícil. Não tenho mais hora para comer, para malhar, não tem hora pra mais nada… Acabou a nossa vida.”

Guia da TV: Essa será a sua quinta novela. Já está acostumado com a vida de celebridade?
Alexandre: “Na verdade, a gente não acostuma muito com isso, não. Mas a gente vai compreendendo um pouco mais. Agora eu já entro num lugar e já cumprimento as pessoas, coisas que eu não fazia antes porque eu não conhecia as pessoas. Agora é diferente. Sei que todo mundo me conhece e antes eu não sabia se me conheciam, era uma situação meio complicada. Hoje, até quando eu não conheço, eu cumprimento, sou igual político (risos). Também estou aprendendo a tirar foto nos eventos. Antes eu morria de vergonha! Então, tem umas situações de celebridade mesmo que estou me acostumando, que faz parte do social, mas não faz parte da minha vida.”

Guia da TV: Como está o ritmo das gravações?
Alexandre: “Ainda está no começo. Mas é enlouquecedora! Essa novela tem muito personagem, então não sei como vai ser. Talvez tenha uma folga de gravações. Mas eu só tive folga de gravação na minha primeira novela. As pessoas falam de novela das nove, mas eu já fiz duas novelas das seis e o ritmo também era enlouquecedor. É muito cansativo, você não tem mais hora pra nada. Você está nas mãos deles e a hora que precisar, você tem que vir gravar, onde for. Seja na hora de dormir, na hora de comer…”

Alexandre Nero, Mariana Rios e Otaviano Costa no programa Amor & Sexo

Foto: João Cotta / Rede Globo

Guia da TV: Suas participações no programa Amor&Sexo estão dando uma grande repercussão, principalmente na Internet. Como é para você falar desse assunto?
Alexandre: “Então, eles me chamaram porque não tenho problema nenhum em falar de sexo. Eu trato isso com naturalidade, acho que as pessoas que colocam uma coisa muito perigosa, muito proibida. É uma repercussão muito grande. As pessoas assistem bastante e se comunicam muito mais do que a novela. Porque ali sou eu que estou falando, né? Apesar de também ter um distanciamento, ser também um personagem, porque a gente tem que ser engraçado, tem que ser sério. Então a gente também fica transitando entre alguns personagens. Sou eu mesmo só quando estou sozinho em casa. Mas, de uma certa forma, tento ser o mais natural possível e as pessoas compreendem isso. É divertido, a gente tenta falar sério, mas não tão sério para não ser maçante. A intenção do programa é essa: que as pessoas comecem a entender o sexo como algo natural, algo que não tenha culpa, que não seja proibido, que não envolva religião no meio, que não envolva grandes profundezas de coisas. Sexo é apenas pessoas se relacionando. É só isso.”

Guia da TV: Seu trabalho na música foi muito bem recebido. Pretende lançar mais alguma coisa?
Alexandre: “Entre Fina Estampa e Salve Jorge, eu gravei o DVD em Curitiba. Eles estão editando para lançar depois da novela.”

Guia da TV: Você acha que as pessoas já sabem separar o músico do ator?
Alexandre: “Não. E nem vão conseguir. Talvez daqui a 30 anos. Mas eu separo. Por isso que não vou lançar nada durante a novela.”

Mais lidas