Emagreça consumindo colágeno e ração humana

Emagreça consumindo colágeno e ração humana  

A proteína aliada ao mix de fibras podem secar até 8 kg

O colágeno é uma proteína, produzida pelo nosso corpo, responsável pela sustentação da pele, articulações, músculos e cartilagens. Sendo assim, seu uso é sugerido para auxiliar no combate à flacidez; enrijecer o corpo; prevenir o surgimento de estrias e rugas; ajudar a fortalecer unhas e diminuir a queda de cabelos. Para esses benefícios, a recomendação é de 10g de colágeno ao dia.

As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe), consumidos no almoço na forma grelhada e jantar (frango desfiado na sopa, por exemplo).

Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (temperar a salada c/ limão nas refeições e consumir as frutas como caju, kiwi e goiaba nos lanches intermediários) vitamina E, selênio e zinco (consumir avelã, amêndoa e castanha-do-pará nos lanches ou na ceia).

Quantidades necessárias por dia

Para se ter um resultado mais concreto o consumo deve ser diário. Já existem várias marcas de colágeno no mercado já prontas, mas uma avaliação de um profissional para a adequação das necessidades sempre é bem vinda. Os produtos comerciais têm em média 8g de colágeno e essa seria uma boa média diária.

Mas invista também nos alimentos que ajudam a produzir o colágeno como proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). E não esqueça dos alimentos ricos em vitamina C, essa vitamina é a queridinha da pele. Então invista em frutas como acerola, morango, kiwi, laranja etc… e para finalizar consuma sempre alguma oleaginosa como nozes, castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas etc…, elas tem vitamina E e zinco também importantes na formação de colágeno e proteínas em geral.

Ração com colágeno

Cardápio para seguir se você consumir ração humana com colágeno

Café da manhã: dê preferência a frutas ricas em vitamina C (acerola, morango, kiwi, laranja etc…) e tenha uma fonte de proteína como o leite de soja. Pode ser feito uma “vitamina”, por exemplo.
 
Lanchinhos intermediários (manhã e tarde): faça um mix de amêndoas com nozes ou castanha-do-pará, elas são fontes de zinco, vitamina E e selênio que são necessários para a fabricação do colágeno, além disso vão trazer bastante saciedade.
 
Almoço e jantar: não dispense uma boa fonte de proteína magra como frango ou peixe, a carne vermelha magra pode entrar 2 vezes na semana.

Texto: Aline Mendes e Larissa Faria
Consultoria: Patrícia Davidson – nutricionista

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Mais lidas