Emagreça comendo de tudo

Emagreça comendo de tudo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Deixe seu prato mais colorido, abuse da variedade durante as refeições e elimine calorias com refeições completas!

 
Marrons
Contêm muitas fibras, por isso regulam o trânsito intestinal, prevenindo problemas como prisão de ventre. Esse alimentos também agem como antioxidantes, anticoagulantes e ajudam a controlar o mau colesterol.
Onde encontrar: nozes, feijão, amendoim, soja, farinhas integrais, castanhas e grão-de-bico.

 
Roxos e pretos
Ricos em vitamina B1, que transforma os carboidratos ingeridos em energia para o organismo funcionar, eles também agem contra diversos tipos de infecções e inflamações.
Onde encontrar: repolho roxo, feijão-preto, berinjela, amora, ameixa, uva e jabuticaba.

 
Brancos
Abundantes em carboidratos, minerais e vitamina B6, que ajudam na renovação das células e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, contêm fósforo e cálcio, que favorecem a formação dos dentes e dos ossos. Outro benefício dos alimentos brancos é auxiliar o funcionamento do sistema nervoso e os músculos.
Onde encontrar: alho, cebola, palmito, nabo, rabanete, feijão-branco, mandioca, maçã e pera.

 
Verdes
Fontes de ferro, fibras, vitaminas e sais minerais, os alimentos de coloração verde agem como anti-inflamatório, além de serem relaxantes e potencializarem os efeitos da vitamina A no organismo. Também possuem efeitos anticancerígenos, protegem o coração e inibem os radicais livres, substâncias que danificam as células.
Onde encontrar: couve, ervilha, vagem, agrião, salsa, quiabo, manjericão, pepino, abacate, alface, brócolis, escarola e kiwi.

 
Vermelhos
Por serem ricos em licopeno, um poderoso antioxidante, e vitamina C, eles previnem diversos tipos de câncer, combatem o estresse, retardam o processo de envelhecimento e fortalecem fígado e coração. Além disso, os alimentos com pigmentos vermelhos possuem antocianina, uma substância que estimula a circulação sanguínea.
Onde encontrar: melancia, cereja, beterraba, tomate, morango, romã, nectarina, caqui e pitanga.

 
Amarelos e alaranjados
Esses alimentos contêm betacaroteno e vitamina C, responsáveis por manter a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. Ao ingerir delícias com essa coloração, você melhora o humor, reduz os sintomas do estresse e dá um chega pra lá na fadiga, além de proteger o sistema imunológico, os ossos e os dentes.
Onde encontrar: maracujá, manga, mel, mamão, damasco, pêssego, milho, abóbora, cenoura, abacaxi e melão.

 

Revista cardápio completo

 

 

 

Saiba mais sobre dietas e alimentação saudável na revista Cardápio Completo – já nas bancas!

 

 

 

 

Mais lidas