Dor nas costas: saiba como prevenir

O ortopedista Marcello Serrão, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, conversou com a Malu e passou algumas dicas para prevenir este desconforto.

Mantenha o peso em dia: os quilos a mais, em especial a barriguinha, sobrecarregam a estrutura da coluna.
Faça atividade física regular: os exercícios de alongamento são um bom começo.
Fique de olho na postura: não passe horas na frente da tevê deitada ou “esparramada” no sofá. Também tenha cuidado ao limpar a casa e  apanhar objetos no chão.
No trabalho: cadeira e mesa devem ser adequadas às atividades que realiza e à sua altura, de forma que mantenham a postura correta. O ideal é que os pés fiquem no chão e a cadeira tenha apoio para os braços.
Mude de posição: evite ao máximo permanecer em pé ou sentada por muito tempo. Isso evita a lombalgia (dor que ocorre na legião lombar inferior), a dorsalgia (dor na região dorsal) e as tendinites.

Quem trabalha…

… sentada: a cada uma hora, levante-se por cinco minutos. Nesses intervalos, faça exercícios de alongamento para coluna, o que é excelente para manter o corpo relaxado.
… em pé: intercale com períodos em que possa relaxar o corpo. Sentar por cinco minutos já faz alguma diferença. Outra recomendação importante é usar calçados adequados como os acolchoados e evitar salto alto.

Consultoria: Marcello Serrão, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Texto de Aline Mendes

Mais lidas