Dieta para deixar os cabelos mais bonitos

Dieta para deixar os cabelos mais bonitos

Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Seus fios estão fracos e nenhum tratamento é capaz de resolver o problema? Pode ser que a solução esteja nos alimentos. De acordo com a nutróloga Sylvana Braga, de São Paulo, o uso de cosméticos nutritivos pode auxiliar, mas não substitui a reposição interna de nutrientes. “A não ingestão de frutas, legumes, leite e derivados, cereais integrais e grãos pode contribuir para a queda dos cabelos”, afirma Sylvana.

Para conservar a fibra capilar saudável é preciso manter os hormônios de crescimento em equilíbrio e oferecer matéria-prima para formar a queratina. “Proteínas, vitaminas e sais minerais são fundamentais para produção hormonal, que faz o cabelo crescer mais forte”, explica a dermatologista Mônica Linhares, do Rio de Janeiro.

Outro fator é a água no organismo, já que os fios são compostos, em partes, por esse líquido. “Sabemos que a hidratação da pele, corpo, cabelos e órgãos se dá através da água. Cabelo ressecado pode ser sinal de desidratação interna”, alerta Sylvana.

Nutrientes para os fios: onde encontrar

Vitamina A: ameixa, manga, pêssego, mamão;
Vitamina H ou B7: banana, melancia, sardinha;
Vitaminas do complexo B: ovo, couve-flor, couve-de-bruxelas, alho;
Vitamina D: salmão, atum, cogumelos;
Enxofre: cebola, avelã, repolho, quiabo;
Ferro: camarão, grão-de-bico, cereais integrais;
Evite: frituras, doces, massas e gorduras animais (como manteiga e carnes vermelhas gordurosas) em excesso. Esses alimentos criam radicais livres e alteram as proteínas do cabelo.

 

Consultoria: Mônica Linhares, dermatologista do Espaço Saúde Rio, do Rio de Janeiro; Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, de São Paulo

 

 

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