Dieta para cada idade

Dieta para cada idade

Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Os cardápios dessa dieta não indicam as quantidades de alimentos, pois cada pessoa tem suas necessidades de acordo com seu ritmo de vida, saúde e atividade física.

Se a intenção é emagrecer, fique atenta às porções. Consuma no máximo 3 colheres (sopa) de arroz, 1 concha de feijão, 2 fatias de pão, 2 torradas, 1 bife médio, 1 pote de iogurte, 30g de mix de castanhas e frutas secas, e por aí vai!

O emagrecimento de até 2kg por semana depende do metabolismo de cada um e dos exercícios físicos que realiza. A dica é começar com caminhadas de 30 minutos, ao menos 3 vezes por semana.

 

De 20 a 30 anos

Café da manhã: mamão papaia polvilhado com gérmen de trigo • bebida à base de soja batida com morango • pão integral com geleia sem açúcar

Lanche da manhã: mix de castanha de caju sem sal e castanhado-pará

Almoço: salada (alface, rúcula, cenoura e tomate com molho de mel, mostarda e semente de gergelim) • arroz integral • feijão branco • filé de peixe • brócolis cozido no vapor • frutas (banana, maçã)

Lanche da tarde: torradas integrais com patê de berinjela • água de coco

Jantar: salada de folhas, pepino e tomate-cereja • filé de frango ao molho de laranja • arroz integral • almeirão refogado • pera

De 30 a 40 anos

Café da manhã: suco verde com 2 fatias de abacaxi, suco de 1/2 limão, 1 folha de couve, 1/2 copo de água gelada , 5 folhas de hortelã, 1 colher (sopa) de semente de linhaça • torradas integrais com patê de tofu ou ricota temperada com azeite de oliva e ervas • goiaba

Lanche da manhã: damascos secos • amêndoas • castanha-do-pará

Almoço: salada de folhas verde-escuras com cogumelos, tomate, palmito, pepino e atum • arroz integral • lentilha • abobrinha refogada • quinoa cozida

Lanche da tarde: chá verde • frutas picadas com aveia em flocos e óleo de coco

Jantar: tabule com abacaxi • berinjela recheada com soja em grãos temperada com azeite de oliva, alho, cebola e tomates picados • purê de batata

De 40 a 50 anos

Café da manhã: banana com canela assada no forno ou micro-ondas • pão integral com requeijão light • peito de peru • fatia fina de melão • suco de frutas

Lanche da manhã: iogurte light de frutas com farinha de linhaça

Almoço: broto de feijão com queijo tofu • arroz integral • filé de peixe assado • abóbora cozida • salada de frutas

Lanche da tarde: suco de melão batido com hortelã • fatia de pão integral light com azeite e orégano

Jantar: espinafre refogado com ricota, azeite, salsa e pimenta • abobrinha recheada com peito de frango desfiado • suco de amora • laranja

A partir dos 50 anos

Café da manhã: geleia real • banana amassada com aveia • pão integral com patê de soja • suco de limão natural

Lanche da manhã: um cacho pequeno de uva

Almoço: salada de beterraba cozida, chicória e erva-doce • arroz integral • feijão branco • almôndegas de frango assadas com queijo branco light • abacaxi com gengibre ralado e hortelã

Lanche da tarde: damasco seco

Jantar: salada verde • omelete com peito de peru e tomate • cubos de manga com iogurte desnatado


Consultoria: Natália Dourado, nutricionista da Santo Dom Massas sem glúten. Site
www.santodomsemgluten.com.br

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