Dieta ortomolecular

Muitas pessoas recorrem à dieta ortomolecular para um emagrecimento saudável com alimentos que corrigem a falta de nutrientes e minerais, eliminando os metais pesados do corpo. Embora nem todos saibam, o cálcio, aliado a uma dieta natural, também pode contribuir para a perda de peso. O estresse, a falta de exercícios físicos, o envelhecimento e a má alimentação fazem com que o corpo acumule gordura e diminua a absorção do cálcio.

 

Leite, maçã, uva e cereais

Foto: PURESTOCK X/DIOMEDIA

Consumo indicado

A nutróloga Sylvana Braga garante que, na dieta ortomolecular, os alimentos ricos em cálcio combatem as substâncias maléficas do corpo e do intestino. “É justamente quando o corpo está livre dessas bactérias que há maior absorção de cálcio”, adverte.

A necessidade de consumo diária desse ingrediente é de 1.000mg (equivale a 4 copos de leite). Leite, queijo branco e iogurtes desnatados são ricos em cálcio e têm alta quantidade de lactobacilos que auxiliam e regeneram o intestino.

O consumo do cálcio por meio desses derivados lácteos também acelera o metabolismo. Os iogurtes, por exemplo, são benéficos e melhoram a permeabilidade intestinal, o ritmo e a boa absorção do cálcio.

Já as proteínas encontradas no leite são substâncias bioativas, pois possuem aminoácidos que podem aumentar a queima da camada de gordura.

 

Cardápio rico em cálcio

Café da manhã: 1 Iogurte desnatado com 1/2 maçã picada • 1/2 copo de suco de laranja

Lanche: 1 fatia de pão integral com ricota

Almoço: salada de alface e tomate • brócolis no azeite  • peito de frango com queijo branco • arroz integral com feijão preto

Lanche da tarde: 1 fatia média de queijo branco

Jantar: salada de espinafre com camarão • sardinha assada com couve-flor gratinada

 

Fontes de cálcio na dieta ortomolecular

Iogurte
Leite desnatado
Queijo
Tofu
Laranja
Maçã
Pão integral
Brócolis
Couve-flor
Ricota
Camarão
Sardinha

 

Consultoria: Sylvana Braga, nutróloga especializada em prática ortomolecular. Site www.sylvanabraga.com.br

 

Tags: , ,

Mais lidas