Dieta dos sucos

Dieta dos sucos

Bebidas que prometem limpar as toxinas do organismo e emagrecer

 

Essas dietas prometem limpar as toxinas do organismo, eliminar muito peso e deixar as pessoas mais leves e dispostas. Médicos e nutricionistas, de modo geral, discordam, alertando até que o efeito pode ser contrário. No entanto, alguns cuidados devem ser observados, como cumprir o tempo determinado de consumo e manter o cardápio da semana balanceado e nutritivo.

“Dietas baseadas em sucos são desintoxicantes e têm os nutrientes das frutas e castanhas, mas não devem ser feitas por mais de um dia, pois causam carência nutricional, queima de músculo e acúmulo de gordura”, avisa a nutricionista Pollyana Esteves.

 

Dietas desintoxicantes 

A onda das dietas desintoxicantes tem se espalhado e preocupado os especialistas. A mais famosa delas é a master cleanse, em que a pessoa passa dias tomando apenas uma mistura de água, limão, xarope de bordo e pimenta-de-caiena.

Outra, a juice cleanse, defende um cardápio somente com sucos durante vários dias. E tem mais: seguidores dessas dietas recomendam que o intestino seja esvaziado bebendo litros de água com sal ou fazendo lavagens intestinais.

Para a nutricionista, beber apenas a mistura de água com limão pode causar sérios danos à saúde, sem trazer qualquer benefício. Se a intenção é limpar o organismo, é possível passar um dia consumindo sucos nutritivos e, nos demais, colocá-los nos intervalos das refeições normais.

  

Emagrecimento saudável e duradouro

O terapeuta e agricultor orgânico José Bassit sugere um cardápio de sucos por, no máximo, três dias, para ser consumido a cada três horas com bebidas à base de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, como a ração humana. Além de ingerir bastante água e chá de ervas (verde, melissa, capim-cidreira, camomila e menta).

Depois, nos 15 dias seguintes, tomar em jejum um copo de água morna com o sumo de um limão ou duas colheres (sopa) de vinagre de maçã orgânico. No almoço e jantar, ingerir legumes, verduras e arroz integral orgânico. “Assim você terá um emagrecimento saudável e duradouro. Essa dieta é superantioxidante, nutritiva e desintoxicante, portanto, muito saudável”, garante.

 

*Conteúdo extra da edição 430 da Revista Malu

 

Texto: Aline Mendes

Consultoria: Pollyanna Esteves, nutricionista. Site: www.pollyesteves.com.br. José Bassit, terapeuta e agricultor orgânico.

Foto: PureStockX e Diomedia

Mais lidas