Dieta dos países magros: o cardápio japonês

A dieta se baseia na alimentação dos povos mais saudáveis do planeta

Dieta dos países magros: o cardápio japonêsO canadense Harley Pasternak criou um programa alimentar (a dieta dos 5 fatores) seguido por muitas celebridades norte-americanas. Ele se baseou na alimentação dos povos mais saudáveis do planeta e avaliou as nações com maior índice de obesidade. O resultado de suas pesquisas está no livro Dieta dos Países Magros – A receita dos 10 povos mais saudáveis do mundo, da editora Lua de Papel.

Confira abaixo o cardápio e receita do Japão

Café da manhã: deve ter arroz no vapor, missô e/ou peixe grelhado, omelete e salada de algas. A sopa de missô, comum no café da manhã japonês, contém os nutrientes do tofu, do soba (tipo de macarrão) e das algas, além de poucas calorias por conta da alta concentração de alga. Outro prato popular nessa refeição é o chawanmushi, creme de ovos salgado, à base de leite, degustado também no almoço e no jantar.

Almoço: tradicionalmente, contém uma tigela de arroz ou macarrão com peixe ou carne, ou uma pizza japonesa chamada okonomiyaki. Se a opção for por um lanche frio para viagem deve ter bolinhos de arroz, sushi e muitos vegetais.

Jantar: no Japão, essa é a principal refeição do dia e combina ingredientes do café e do almoço. Pode ter o robata – carne fresca grelhada, vegetais ou peixe sem adição de óleos ou temperos. Sushis também são uma opção do cardápio.  No fim da refeição é consumida uma xícara de chá-verde quente.

  

Receita japonesa: soba com pepino e repolho

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 5 minutos

Ingredientes:  1 colher (sopa) de molho de soja com baixo teor de sódio/ 1 colher (sopa) de vinagre de arroz/ 1 colher (sopa) de suco de limão fresco/ 120g de macarrão soba/ ½ peito de frango sem pele e desossado, cortado em cubinhos ou tirinhas/ 2 cebolinhas-francesas picadas/ 1 pepino ou ½ pepino inglês sem casca, sem semente e cortado em fatias/ 1 xícara (chá) de salada de repolho

Modo de preparo: Em uma tigela pequena, junte o molho de soja, o vinagre, o suco de limão e o óleo até misturar bem. Cozinhe o macarrão soba de acordo com as instruções da embalagem. Passe o macarrão em água fria e reserve. Em uma tigela grande, misture o soba, o frango, a cebolinha, o pepino e a salada de repolho. Coloque o molho e sirva.

Observação: Se não conseguir encontrar o macarrão soba, substitua-o por espaguete integral.

Veja também o cardápio da Itália e Espanha.

Texto: Aline Mendes
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas