Dieta dos países magros: o cardápio italiano

A dieta se baseia na alimentação dos povos mais saudáveis do planeta

Dieta dos países magros: o cardápio italianoO canadense Harley Pasternak criou um programa alimentar (a dieta dos 5 fatores) seguido por muitas celebridades norte-americanas. Ele se baseou na alimentação dos povos mais saudáveis do planeta e avaliou as nações com maior índice de obesidade. O resultado de suas pesquisas está no livro Dieta dos Países Magros – A receita dos 10 povos mais saudáveis do mundo, da editora Lua de Papel.

Confira abaixo o cardápio e receita da Itália.

Café da manhã: costuma ser composto por espresso e um cereal, ou um pão francês, ou uma pequena tijela de iogurte.

Lanche das 11h: cappuccino, iogurte ou fruta.

Almoço: usualmente dividido em dois pratos pequenos, como uma massa, seguida de um pedaço de peixe ou frango com vegetais.

Jantar: é a refeição mais longa do dia e servida no início da noite, para que seja garantida a digestão apropriada antes do sono. É composta por inúmeros pratos, como uma pequena salada, massa com molho de tomate ou vegetais, pequena porção de peixe ou carne, vegetais e frutas para a sobremesa.

  

Receita italiana: frango italiano com pimentão e cebola

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 33 minutos

Ingredientes: 2 metades de peito de frango sem osso e sem pele/ Sal e pimenta-do-reino a gosto/ ½ cebola média, fatiada bem fina/ 1 pimentão fatiado bem fino/ 2 dentes de alho picados/ ½ xícara (chá) de caldo de galinha com baixo teor de sódio/ 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco/ 1 colher (chá) de tomilho fresco/ 120g de penne integral

Modo de preparo: pré-aqueça o forno a 180º. Tempere o frango com sal e pimenta e coloque para grelhar em fogo médio, em uma frigideira antiaderente levemente untada com azeite, por 4 minutos de cada lado; não cozinhe completamente. Na mesma frigideira sobre o fogo médio-baixo, frite a cebola e o pimentão por 5 minutos, mexendo, até ficar macio. Adicione o alho, o caldo, o vinagre e o tomilho. Espere subir fervura e cozinhe, mexendo em fogo baixo por 2 minutos. Coloque os vegetais em uma assadeira e disponha o frango sobre eles. Leve ao forno e asse por 18 minutos, até o frango ficar completamente cozido. Enquanto isso, cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Sirva com o frango e os vegetais.

Veja também o cardápio da Espanha e Japão.

Texto: Aline Mendes
Foto: PureStock/DIOMEDIA

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