Dieta dos países magros: o cardápio espanhol

A dieta se baseia na alimentação dos povos mais saudáveis do planeta

Dieta dos países magros: o cardápio espanholO canadense Harley Pasternak criou um programa alimentar (a dieta dos 5 fatores) seguido por muitas celebridades norte-americanas. Ele se baseou na alimentação dos povos mais saudáveis do planeta e avaliou as nações com maior índice de obesidade. O resultado de suas pesquisas está no livro Dieta dos Países Magros – A receita dos 10 povos mais saudáveis do mundo, da editora Lua de Papel.

Confira abaixo o cardápio e receita da Espanha.

Café da manhã: é naturalmente simples, com pães, torradas, enrolados doces ou rabanada. Acompanhado de café ou suco de laranja natural.

Almoço: o horário reservado para essa refeição costuma ser entre as 13h30 e 16h. É a maior refeição do dia, com salada ou sopa light, lentilhas com chouriço ou outro pequeno acompanhamento, seguido de peixe, carne ou frango como prato principal.

Jantar: começa por volta das 21h e tem a tendência de ser mais leve, como uma salada e alguns tapas (petiscos). Em ocasiões festivas, serve-se a tradicional paella, mistura de arroz com açafrão, vegetais e algum alimento com proteína.

  

Receita espanhola: tortilha espanhola com batata-doce

Redimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos

Ingredientes: ½ colher de chá de azeite de oliva/ 1 batata-doce grande, sem pele e cortada em cubos pequenos/ ½ cebola vermelha picada/ 2 dentes de alho picados/ Sal e pimenta-do-reino a gosto/ 6 claras de ovo/ 2 fatias de pão integral

Modo de preparo: pré-aqueça o forno a 180º. Em uma frigideira antiaderente untada e aquecida em fogo médio, coloque a batata-doce, a cebola, o alho e sal e pimenta a gosto. Cozinhe por 10 minutos, virando os vegetais até que fiquem dourados e macios. Em uma tigela média, bata as claras de ovo e o sal. Reduza o fogo da frigideira para fogo baixo, adicione os ovos aos vegetais e deixe cozinhar sem mexer por 5 minutos, até ficar firme. Transfira essa massa para uma forma refratária e leve ao forno. Asse por 5 minutos até ficar completamente cozida. Sirva com o pão.

Veja também o cardápio da Itália e Japão.

Texto: Aline Mendes
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas