Dieta do iogurte grego

Pote de iogurte branco

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Duas marcas acabam de lançar no Brasil o mundialmente famoso iogurte grego. Além de ser gostoso, ele favorece um emagrecimento saudável. “Ele contribui para a perda de peso por melhorar o trânsito intestinal, reduzir a retenção hídrica e aumentar a absorção de nutrientes como as vitaminas do complexo B, que possuem importante papel na digestão”, afirma a nutricionista Lais Dreer Bonaite, que preparou um cardápio supernutritivo e receitas práticas pra você fazer em casa e eliminar 5kg por mês.

Por que ele é bom?

O iogurte grego é mais consistente do que os outros iogurtes pois retira-se o soro dele e acrescenta-se uma substância chamada mussalina, permitindo a sua utilização em preparações quentes sem que coalhe.

Essa categoria de iogurte possui mais proteínas quando comparada ao iogurte natural: são 4,5g contra 3g numa porção de 100g. Como grande parte dos iogurtes, é um alimento funcional chamado de probiótico, ou seja, contém microorganismos vivos que auxiliam no funcionamento intestinal e na absorção de fibras.

Também melhora a absorção de vitaminas do complexo B, cálcio e ferro, além de permitir o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças. Pode ser utilizado natural, com frutas, misturado com sementes como gergelim, linhaça e castanhas picadas, ou em preparações como patês e molhos, por exemplo.

Iogurte grego caseiro

INGREDIENTES

– 1 litro de leite
– 2 colheres (chá) de iogurte natural em temperatura ambiente com, no máximo, 5 dias de fabricação, contendo lactobacilos vivos e que não tenha aditivos como conservantes, corantes, açúcar ou adoçantes

PREPARO

Aqueça o leite em fogo brando, mexendo de vez em quando, até que atinja a temperatura de 80C. Retire do fogo e deixe esfriar até atingir 45C. Numa tigelinha, misture as 2 colheres de iogurte com um pouquinho de leite para diluir. Despeje esta mistura no litro de leite já resfriado a 45C. Coloque a vasilha com o leite para descansar dentro de um isopor bem fechado onde tenha sido acrescentada água a 45C (como um banho-maria). Outra alternativa é enrolar a vasilha em uma toalha e deixar dentro do forno com a lâmpada ligada.

Quando o iogurte estiver firme (de 6 a 10 horas depois), retire e filtre o excesso de soro, fazendo com que fique mais espesso e cremoso. Para isso, forre uma peneira com um paninho próprio para fabricar queijos (você pode usar uma fralda de pano nova) e coloque-a sobre um recipiente de vidro. Com uma concha, coloque o iogurte, cuidadosamente, na peneira forrada. Tampe e deixe filtrando dentro da geladeira por 3 horas. Transfira o conteúdo filtrado para outro recipiente e, com um batedor de arame (fuê) misture bem.

Cardápio da dieta do iogurte grego

Cardápio da Dieta do iogurte grego

Consultoria: Lais Dreer Bonaite, nutricionista da Clínica da Mulher e Família de Santo André (SP). Fone: (11) 2875-5600.

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