Dieta do diário

Dieta do diário

Foto: Thinkstock/Getty Images

Muita gente acaba engordando por pura falta de controle da quantidade e qualidade do que se come. “A falta de tempo, principalmente, é uma das principais causas da perda de controle do que se come, resultando em ganho de peso. As pessoas vivem correndo e esquecem de parar para se alimentar direito”, destaca a nutricionista Camila Cavichioli.

Melhore seus hábitos

– A especialista ressalta que ficar muitas horas sem se alimentar contribui para que se coma demais quando chega o momento da refeição. O ideal é fazer 6 refeições diárias, evitando ficar em jejum por mais de 3 horas.

– Além disso, a televisão e o computador, que já viraram hábitos da família brasileira, também podem prejudicar bastante esse autocontrole para garantir uma boa alimentação. Isso porque, em vez de prestar atenção no prato, os olhares são voltados à tela.

Crie disciplina diária

-A ideia é montar um verdadeiro diário do que se come, anotando quantidades e horários de tudo o que é ingerido ao longo de cada dia.

– Mas a nutricionista ressalta dicas importantes: “Seja fiel consigo mesma e nunca esconda qualquer informação. Até mesmo os excessos devem ser anotados. E não anote tudo no final do dia, mas sim logo depois de cada ingestão de alimentos.”

– Dessa maneira, ao fim de cada dia, a pessoa consegue analisar sozinha, relendo seu diário, se exagerou na quantidade de comida e se priorizou ou n‹o uma alimentação saudável.

– Para completar, só de saber que terá que anotar o que vai ingerir, fica mais fácil controlar a ansiedade e desenvolver uma responsabilidade maior consigo mesma.

– Mas é claro que as anotações também devem ser acompanhadas por um profissional da nutrição que possa orientar qual a maneira certa de se alimentar para atingir os objetivos de emagrecimento de cada pessoa.

Cardápio saudável básico

Dieta do diário

 

Consultoria: Camila Cavichioli, nutricionista da Cl’nica Dr. José Bento de Souza. Site: www.drjosebento.com.br

 

Mais lidas