Dieta do chá verde

Dieta do chá verde

Foto: Stela Handa/Colaboradora

O chá verde leva a fama de aliado das dietas, mas da mesma planta (Camellia sinensis) são produzidas versões de outras cores. “A época da colheita e o modo de preparo (secagem e fermentação) determinam as diferenças entre essas variações”, esclarece o médico e fitoterapeuta Luiz Carlos Leme Franco. A planta contém alta dose de polifenóis, substâncias antioxidantes que protegem o corpo do envelhecimento celular precoce, resultando em diversos benefícios para a saúde. “Vários estudos sobre a Camellia sinesis vêm demonstrando os benefícios e propriedades nutricionais anticâncer do consumo de seu chá”, reforça a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Todas as cores

O chá vermelho acelera o metabolismo e auxilia nas dietas de emagrecimento. As folhas passam por uma fermentação especial para adquirir o tom avermelhado. Quem quer garantir energia extra e afastar o sono pode apostar no chá preto, que contém mais cafeína. Só deve ser evitado por quem sofre de hipertensão e também no período da noite, para fugir da insônia.

De sabor leve e adocicado, o do tipo branco tem pouca cafeína, mas é uma fonte muito maior de polifenóis, isso porque é produzido a partir das folhas mais jovens e secas naturalmente.

O favorito

O chá verde é antioxidante e possui a capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas do fígado que eliminam substâncias nocivas. “As xantinas (cafeína, teofilina e teobromina) presentes agem no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, além de favorecer a mobilização de gorduras estocadas”, informa a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Assim, o conteúdo de cafeína e polifenóis do chá aumenta o gasto energético de 24 horas e a oxidação de gorduras, que são quebradas, liberadas na corrente sanguínea e metabolizadas.

A lista de vantagens do chá não para por aí: auxilia a digestão; fortalece o sistema imunológico, diminuindo casos de resfriados e infecções gastrointestinais; protege contra doenças cardiovasculares; reduz o colesterol ruim; ajuda a evitar cáries e proteger as gengivas e ainda é pouco calórico!

Chá emagrecedor

Ingredientes:

1 xícara (chá) de água
2 colheres (chá) de chá branco
1/2 laranja com bagaço
1 colher (sopa) de cenoura picada

Modo de preparo

Esquente a água e despeje sobre o chá branco em uma xícara. Tampe e deixe esfriar. Bata no liquidificador com a laranja e a cenoura, acrescente gelo a gosto e beba em seguida.

Contraindicações: o consumo é seguro, desde que feito sem exageros. Evite beber à noite para não ter insônia.

Dicas saudáveis

Renove o sabor do chá acrescentando uma rodela de limão, laranja ou gengibre. Se preferir, combine com outras ervas como capim-limão, hortelã, erva-doce, erva-cidreira, etc. Experimente também salpicar canela ou bater o chá frio com suco de fruta. Na hora de adoçar, escolha 1 colher (chá) de mel.


Consultoria: Luiz Carlos Leme Franco, médico e fitoterapeuta; Greice Caroline Baggio, nutricionista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

 

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