Dieta da proteína

Dieta da proteína

Foto: Thinkstock/Getty Images

A dieta da proteína, também conhecida como dieta de repetição, limita o consumo de carboidratos e prioriza o de proteínas para promover o emagrecimento. “A lógica desse regime é a seguinte: ao reduzir o consumo de carboidratos, o organismo passa a usar gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso”, explica a nutricionista Tania Bottino.

Uma das vantagens dessa dieta é a perda rápida dos quilinhos extras sem fazer você passar fome. Isso porque a proteína afasta o apetite por um período maior, o que ajuda a moderar o apetite. “Alimentos proteicos têm uma digestão lenta, prolongando a sensação de saciedade”, complementa a especialista.

Pesos e medidas

A quantidade de quilos eliminados depende de cada um e da associação de exercícios físicos à rotina. Segundo Tania, há  pessoas que emagrecem até 6kg em uma semana, outras até 10kg em 15 dias ou ainda até 15kg em 1 mês.

Porém, se você pratica atividades que ajudam na musculatura, não se preocupe caso não perceba o ponteiro da balança baixando. O que você vai notar é a diminuição das medidas como circunferência da cintura, do quadril e do braço. Ou seja: o peso não reduz tanto, pois você está ganhando massa muscular. Mas as roupas mostram a mudança corporal.

Tempo determinado

A dieta da proteína não pode ser feita por longos períodos seguidos por vários motivos. Primeiramente, devido à importância dos carboidratos para o corpo, que fornecem a energia básica para o organismo. Outra razão é o grande consumo de proteína e gordura durante o regime. Além dos níveis de colesterol e doenças do coração, que podem ser elevados, há uma preocupação com a função renal, que pode ser prejudicada pelo possível aumento da cetona nos rins, causada pelo excesso de proteínas.

Atenção: Você pode seguir a dieta por 1 mês, fazer uma pausa de 2 ou 3 semanas e reiniciar o regime por 1 semana.

Dieta da proteína 1

Dieta da proteína 2

 

Consultoria: Tania Bottino, nutricionista. Fone: (0xx21) 2527-7376.

Mais lidas