Dieta da pasta de banana verde

Um estudo realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, comandado pela pesquisadora Graça Moraes, identificou que a polpa da banana verde traz benefícios para a saúde e ainda ajuda a perder peso. Malu conversou com duas nutricionistas para saber mais sobre a fruta e traz um cardápio para você secar até 8kg por mês!

 

Dieta da pasta de banana verde

Foto: Thinkstock/GettyImages

Reloginho

• Quem tem o intestino preso sabe que desconforto abdominal, estufamento e excesso de gases são muito comuns.

• O que poucas pessoas sabem é que existe uma maneira simples e acessível ao bolso para controlar esse problema: o consumo da polpa de banana verde.

• “A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta (FOS e inulina)”, explica a nutricionista Robena Molinari.

Como funciona?

• Esse amido resistente age como uma fibra alimentar. Ele não é digerido nem absorvido no intestino delgado. Dessa forma, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a formação das bactérias benéficas ao órgão.

• “Além disso, o amido mantém a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e por barrar a entrada de substâncias maléficas”, complementa Robena.

• Assim, a ingestão da polpa da banana verde auxilia na regulação do trânsito intestinal e, consequentemente, atua na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação (a popular prisão de ventre), prevenindo o desenvolvimento do câncer de intestino.

Outros benefícios

• Por ser insolúvel, o amido presente na polpa da banana verde também absorve gordura e elimina as toxinas do corpo, além de atuar na redução do colesterol devido à queda dda produção desse tipo de gordura pelo fígado e ao aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares.

• Graças a essa ação, ele reduz o risco de desenvolver doenças do coração.

• A inulina também melhora a imunidade e contribui para diminuir a liberação de insulina e de glicose no sangue, prevenindo o diabetes.

• Para completar os benefícios e se tornar uma grande aliada na perda de peso, a polpa da banana verde previne o acúmulo de gordura corporal por meio da saciedade provocada pelo seu amido resistente.

Cardápio para três dias

A nutricionista Elaine Lebenberg criou um cardápio especial para você incluir essa delícia nas suas refeições. Você pode repetir o cardápio nos outros dias da semana.

Cardápio para três dias

Suco nutritivo de banana

INGREDIENTES: 300 ml de água s 2 colheres de sopa de pasta de banana verde s 1 maçã em pedaços s 1 folha de couve

PREPARO: escalde a folha de couve, espere esfriar e pique. Coloque-a junto com todos os outros ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem cremoso.

Pasta de banana verde

INGREDIENTES: 1 litro de água para o cozimento s 3 bananas verdes s 1 e 1/2 xícara (chá) de água filtrada

PREPARO: Ferva a água, coloque as bananas e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos. Retire a casca das bananas, adicione a água filtrada e bata no liquidificador.

Você pode consumir a pasta de banana verde pura em jejum ou antes de dormir. Outra opção é usá-la como base para fazer tortas, pães, panquecas ou adicionada a sucos de frutas ou sobremesas.

 

Consultoria: Consultoria: Elaine Lebenberg, nutricionista e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense. E-mail: elainelnutri@gmail.com

Mais lidas