Dieta da banana

Dieta da banana 

  

Receita criada por médico japonês promete secar 18kg em 2 meses

O médico japonês Hitoshi Watanabe, especialista em medicina preventiva, criou a dieta da banana matinal. Ele garante que o hábito acaba com o impulso de comer ao longo do dia, tornando possível emagrecer 18kg em 2 meses. Claro que não adianta acrescentar a banana ao cardápio e encher o prato nas outras refeições! Alimentação equilibrada é o segredo, a banana dá apenas uma ajuda. Descubra como essa dieta funciona.

  

A proposta

Café da manhã: consuma até 4 bananas com 2 copos de água morna ou chá. Se com 2 bananas estiver satisfeita, pare por aí.

Lanches: você deve respeitar o intervalo de 3 horas entre as refeições. Coma 1 fruta fresca ou tome 1 iogurte, de preferência light.

Almoço e jantar: monte seu prato com arroz, feijão, carne magra assada ou grelhada, verduras e legumes. Para emagrecer, é preciso deixar as frituras de fora e controlar as porções. As dicas são comer devagar, mastigar bem e nunca se alimentar até ficar estufada, vá diminuindo as porções.

O idealizador sugere seguir a dieta por 22 dias por mês. Para períodos maiores, consulte um médico ou nutricionista.

  

Orientações importantes

* O criador da dieta afirma que a pessoa até pode comer um doce por dia, no lanche da tarde, contanto que fique satisfeita com um pedaço pequeno.

* Outra recomendação é só deitar depois de 4 horas após a última refeição, para não atrapalhar o metabolismo.

* Não devem ser consumidos derivados gordurosos do leite e bebidas alcóolicas.

* O ideal é associar a alimentação equilibrada à prática de 30 minutos de caminhada, pelo menos 3 vezes por semana.

Atenção: pessoas com intestino preso, problemas renais e diabéticos devem evitar comer banana em excesso, sem orientação de um médico ou nutricionista.

 

Palavra da nutricionista

* “Apesar do café da manhã ser uma das refeições mais importantes, pois ficamos em jejum por cerca de 8 horas quando dormimos e nesse período utilizamos as reservas energéticas do corpo, trocar o café da manhã por banana e água não trará malefícios imediatos, pois a fruta dará um suporte inicial de energia e você conseguirá manter sua vitalidade até a próxima refeição”, esclarece a nutricionista Juliana Rocha.

* A banana é rica em potássio, fonte de carboidrato, vitaminas A, B6 e C, além de ferro, cálcio e fibras.

* “A banana pode ajudar na redução do peso porque é rica em fibra e, quando consumida junto com água, forma um gel que pode ajudar na saciedade, diminuindo o consumo exagerado de alimentos”, explica.

  

Cuidados necessários

* Fique atenta às demais refeições. “O consumo desregrado, com pouca variedade alimentar, atrapalha o fornecimento de energia e nutrientes para o corpo, influenciando de forma negativa o funcionamento das células”, alerta a nutricionista.

* Por isso, muitas pessoas voltam a engordar depois de dietas muito restritivas.

* “É importante manter o organismo funcionando sem que ele tema a falta de nutrientes, pois, se isso ocorrer, haverá uma economia no consumo de energia, o que atrapalha o emagrecimento”, argumenta a nutricionista Bruna Antunes.

* Por fim, nunca fique em jejum. “Seu metabolismo desacelera e isso dificulta a queima calórica e a mobilização da gordura estocada”, responde Juliana.

  

Valor calórico

Banana-d’água: 87cal
Banana-maçã: 100cal
Banana-nanica: 87cal
Banana-ouro: 125cal
Banana-prata: 89cal

 

Texto: Aline Mendes
Consultoria: Juliana Rocha e Bruna Antunes, nutricionistas. Site:
www.nutvida.com.br
Foto: Thinkstock/Getty Images

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