Dicas para ter uma gestação ativa

Dicas para ter uma gestação ativa

Foto: Thinkstock/Getty Images

A barriga está crescendo, o ritmo parece não ser mais o mesmo e o inchaço das mãos e dos pés passa a incomodar. Durante a gravidez, é normal a mulher se sentir indisposta para tudo, inclusive para trabalhar. Por isso, preste atenção aos conselhos da fisioterapeuta Claudia Wanderck para deixar o mal-estar bem longe e manter o rendimento no ambiente profissional.

Movimento é o segredo

Alternar as posições e dar uma voltinha de vez em quando contribui para aliviar dores e evita a retenção de líquido, principal causa dos inchaços. “Isso é recomendável para todas as pessoas, porém, para as gestantes é essencial. Sem falar que a retenção de líquidos já é maior durante a gravidez”, comenta a fisioterapeuta.

Se você trabalha sentada, caminhe a cada duas horas. Já quem trabalha em pé deve evitar ficar na mesma posição e, sempre que possível, procurar um lugar para descansar. Claudia dá outra dica importante para aumentar a disposição: “no intervalo do trabalho a gestante deve procurar elevar as pernas um pouco”.

Leve e solta

A roupa deve ser uma aliada das futuras mamães. Nada de usar peças apertadas e salto alto: conforto é a palavra de ordem! “Os  sapatos devem ser baixos e com amortecedores. O ideal é terem entre 3cm a 5cm de salto, que deve ser largo para melhor sustentar”, avisa.

As anabelas baixas são uma boa pedida, pois dão estabilidade. Com a chegada dos dias mais frios, evite as botas e escolha os tênis. No guarda-roupa, dê preferência para os tecidos naturais, como o algodão, para favorecer a transpiração da pele. Vestidos soltinhos, regatas e calças de malha vão te deixar muito à vontade.

Facilitando o dia a dia

– Você costuma comer bobagens? Esses dias estão contados, pois a alimentação fora de casa costuma não ter a qualidade que deveria.

– Deixe uma fruta sempre ao alcance. Dependendo do ambiente de trabalho, não há como manter esse alimento refrigerado, por isso, o ideal é escolher entre maçã, pera, pêssego e outras que sejam mais resistentes.

– Avalie com seu chefe ou equipe de trabalho a possibilidade de sentar-se próxima ao banheiro. Isso garantirá um pouco mais de conforto.

– Se a gestante trabalha em frente ao computador, deve prestar atenção para que o monitor e a cadeira estejam em uma altura adequada,

– Regra de ouro: beba muita água! Durante a gestação, você não pode abrir mão de hidratar o corpo. O consumo precisa ser de, no mínimo, dois litros por dia.

Ginástica para as mamães

Claudia ensina alguns exercícios que podem ser feitos para espantar dores e indisposição.

1. Sentada, faça movimentos circulares com o tornozelo direito. Conte até dez e alterne, repetindo o exercício com o tornozelo esquerdo.

2. Em pé, endireite o corpo, abra os braços um pouco mais abaixo da altura dos ombros, com as palmas das mãos viradas para trás, e force-os para trás, alongando o peitoral.

3. Sentada, com as costas bem apoiadas ao encosto, deixe uma das pernas no chão e eleve a outra o quanto conseguir, com a ponta do pé apontada para o teto. Você deve sentir a panturrilha e a parte de trás da coxa. Alterne.

 

Consultoria: Claudia Wanderck, sócia da LongLife Fisioterapia. Site www.fisioterapialonglife.com.br

 

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