Como lidar com um chefe complicado? E para pedir um aumento, qual o melhor jeitinho de iniciar a conversa? Malu conversou com Edson de Paula, especialista em aconselhamentos profissionais, que ensina dicas valiosas para resolver os problemas e valorizar sua imagem no trabalho.
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Para se destacar
• Mantenha uma postura correta e leal com as normas da empresa e com os colegas de trabalho.
• Cumpra de maneira proativa (se antecipando aos acontecimentos) e com responsabilidade as tarefas diárias.
• Seja flexível para se adaptar rapidamente a mudanças.
Hora de pedir aumento
• Saiba o momento certo de fazer esse pedido (tanto para você quanto para a empresa).
• Reconheça o seu próprio valor e saiba como apresentar o que tem feito para merecer o aumento.
• Esteja aberto para negociação de expectativas, pois um aumento pode vir junto com mais responsabilidades.
Empresa em crise
• Procure auxiliar a empresa e ao mesmo tempo fique atenta para iniciar um processo de recolocação profissional.
• Atualize seu currículo.
• Evite fazer comentários maldosos sobre o trabalho.
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Para ser promovido
• Sinta-se merecedor da promoção.
• Seja clara, direta e segura para comunicar sua intenção.
• Saiba negociar expectativas.
Chefe complicado
• Respeite-o como ser humano.
• Evite o confronto direto.
• Procure não ser invasiva na aproximação e ao mesmo tempo não se afaste ou se isole.
Não prejudicar sua imagem
• Tenha responsabilidade com prazos e tarefas.
• Procure engajar-se com a empresa e os colegas de trabalho.
• Atente-se aos detalhes nas tarefas diárias.
Para ser valorizado
• Seja receptiva e criativa para assumir desafios e novos projetos.
• Comprometa-se com a empresa, metas, tarefas e prazos.
Roda das fofocas
• Afaste-se de pessoas negativas ou pessimistas.
• Seja mais profissional e menos pessoal em seus comentários dentro do ambiente de trabalho.
• Resolva situações de conflito ou divergências diretamente com seus superiores evitando comentários com seus colegas de trabalho.
Lições de sucesso para toda a vida:
• Saiba respeitar as normas do ambiente profissional e esteja engajada à sua missão.
• Conheça o máximo que puder sobre sua atividade profissional, procurando se atualizar sempre.
• Respeite as diferenças de opiniões e compreenda que pessoas sentem, pensam e agem diferente de você.
• O ambiente só muda se você mudar, você pode criar sua pró- pria realidade sobre o ambiente e não ser influenciada negativamente por ele.
É hora de pedir demissão?
Baixa remuneração, metas mal definidas, falta de comunicação… Esses são problemas que fazem com que o funcionário pense em se desligar da empresa. Mas, afinal, pedir demissão é a única solução? Reveja suas atitudes! “Antes de pedir demissão, é preciso saber comunicar suas insatisfações, respeitando a si mesma e também a empresa. É melhor falar do que ficar calada, empresas gostam de pessoas com atitude”, avalia Edson de Paula.
“Para lidar com esses problemas, a empresa deve estar apta a investir na gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento. Não existe outra possibilidade: empresas de sucesso investem no capital humano”, finaliza De Paula.
Texto: Daniela Andrioli
Consultoria: : Edson de Paula, coach e especialista em aconselhamento profissional.