Dicas para não se distrair no home office

Muitas pessoas acham que trabalhar em casa é muito mais fácil: dá para ficar de pijama o dia inteiro, fazer seu próprio horário, ficar com as crianças em casa… No entanto, segundo José Luiz Cunha, CEO do Organize sua Vida, para ter um home office de sucesso, é necessário ser disciplinado e organizado. Veja dicas do profissional para trabalhar em casa sem distração:

Defina seu ambiente de trabalho

De acordo com o especialista, o primeiro passo para ter um home office adequado é ter um cômodo separado na casa: “Se você vai trabalhar em casa, considere o local específico para seu escritório, o seu espaço. A melhor opção é um cômodo separado que possa ter sua porta fechada. A vantagem de um quarto separado é a possibilidade de se isolar quando necessário”.

Ele ainda ressalta que dependendo da sua atividade, você pode precisar de um ambiente diferente: “Você pode necessitar de um ambiente que ofereça mais  ou menos tranquilidade, mais ou menos conforto. Planeje com cuidado e defina quais serão suas necessidades antes de resolver que tipo de móveis irá utilizar. Tudo vai depender das suas necessidades de trabalho, do espaço disponível e obviamente do tamanho do seu bolso”.

 

Mulher espreguiçando

Foto: Thinkstock/Getty Images

Defina prioridades e organize-se!

O fundamental para o trabalho render em casa é definir prioridades e estabelecer horários. “Programe sua agenda e faça uma revisão diariamente ao final do dia. Assim você pode começar o dia seguinte de forma mais organizada”, aponta José Luiz.

O CEO também destaca que o home office deve ser organizado e limpo: “Só porque você trabalha em casa não significa que pode deixar as coisas bagunçadas. Mesmo que seus clientes nunca vejam seu escritório, você vê. Como se sente ao entrar em um escritório bagunçado? Você realmente sente vontade de trabalhar? Você provavelmente sente que precisa arrumar as coisas antes. A bagunça só tende a aumentar com o tempo”.

Faça um planejamento

Para render bastante no trabalho, o ideal é se planejar e definir quais serão as tecnologias e materiais necessários para o seu dia a dia. “Algumas tecnologias podem ser obrigatórias, como um computador, por exemplo. Outras podem ser desejáveis, pois podem melhorar a sua produtividade, como uma conexão banda larga de alta velocidade. Tudo vai depender do tipo de atividade”, conta José Luiz.

Materiais básicos

Antes de começar qualquer trabalho, é preciso se organizar e selecionar quais materiais serão necessários. “Faça uma lista dos itens essenciais para você, compre-os em quantidade suficiente para 30 dias pelo menos. Tenha o material necessário em quantidade suficiente e estrategicamente colocado ou armazenado em sua mesa ou armário próximo, de forma a facilitar a sua vida e economizar o seu tempo”, aconselha o especialista.

Principais erros

Trabalhar em casa não é sinônimo de moleza: no entanto, muitas pessoas cometem o erro da “preguiça” e acabam se distraindo e deixando passar as metas e prazos estabelecidos.

“Quando você trabalha em casa, na maioria das vezes o maior desafio é convencer todos ao redor de que você está trabalhando. Uma posição firme é essencial. Se um amigo telefona às 10 da manhã para falar de um assunto pessoal, diga-lhe: ‘Estou no meio de um projeto importante. Posso ligar para você à noite?’”, diz o CEO.

Veja que tipos de atitudes podem ser evitadas na rotina de trabalho:

– Não tente assumir seu papel de pai ou mãe e de profissional ao mesmo tempo. Se você precisa trabalhar enquanto suas crianças estão em casa, explique o que você está fazendo da forma mais clara possível e estabeleça alguns sinais físicos para indicar que você não pode ser interrompido, exceto em emergências. Uma porta fechada ajuda bastante. Finalmente, comprometa-se a dedicar um tempo determinado aos seus filhos e cumpra a promessa.

– Pijamas foram feitos para dormir e não para trabalhar. Vista-se de maneira adequada, de forma a se sentir como se estivesse indo para o escritório ou outro local qualquer.

– Se você vive com alguém, deixe-o saber quais são suas horas de trabalho e que você não quer ser perturbado durante essas horas. Uma boa dica é colocar uma plaquinha na porta, escrito “Trabalhando”.

– Certifique- se que todos saibam que você está trabalhando e que não deve ser perturbado a menos que haja uma real emergência. Faça uma reunião de família para explicar suas horas de trabalho e as regras para interrompê-lo.

Consultoria: José Luiz Cunha – CEO do Organize Sua Vida
http://www.organizesuavida.com.br

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