Dicas para driblar a insônia

Dicas para driblar a insônia  

Saiba como amenizar os impactos no dia a dia depois de uma noite mal dormida

 
O ser humano não compensa noites de sono perdidas em horas de sono. O que acontece é a necessidade de algumas noites de sono para que o indivíduo retorne as condições fisiológicas do seu corpo e da sua mente após ter ficado em privação de sono.

No dia seguinte a uma noite mal dormida, não se deve exigir muito nem do corpo nem da mente. Portanto é aconselhável não fazer atividade física, pois a chance de uma lesão por desatenção ou por fadiga muscular existe.

Dirigir privado de sono também é um problema. Nossos reflexos estão diminuídos, não há agilidade suficiente para uma situação de decisão rápida. Há ainda a preocupação com um cochilo, já que o sono é um fenômeno involuntário e a qualquer hora, para proteção do Sistema Nervoso Central, cai-se em sono com prejuízo da função que se estava desempenhando.

Logicamente o raciocínio, atenção, concentração, memorização estarão aquém do seu potencial habitual após uma noite mal dormida, portanto, fazer uma prova, ser avaliado, ir para uma reunião, tomar decisões, são ações que devem der adiadas para que se tenha um melhor desempenho.

Resumindo, vá para casa mais cedo, faça uma boa alimentação, relaxe e durma mais cedo para que o dia seguinte seja melhor.

Os chamados tranquilizantes (de tarja preta) podem gerar dependência (vício), havendo síndrome de abstinência com a sua retirada; tolerância, que significa precisar de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito; sintomas depressivos; e diminuição da quantidade de sono profundo.

5 dicas para dormir bem e garantir mais saúde:

* Antes de ir para a cama, escreva tudo o que precisa fazer de importante no dia seguinte.
* Assim, você evita perder seu precioso tempo na cama enumerando as atividades que terá de fazer depois.
* Delegue tarefas. As pessoas mais próximas podem não fazer tudo tão bem quanto você, mas respire fundo e agradeça a ajuda delas.
* Acostume-se a utilizar serviços da internet, como pagar contas, fazer supermercado ou comprar presentes. É mais prático e você evita uma série de desgastes, como o trânsito, os problemas de estacionamento e as filas.
* Tire a TV do quarto! Essa é uma tentação que compromete o sono de qualquer um.
* Evite ingerir café, chá mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite. Prefira chá de erva cidreira ou hortelã.

Texto: Aline Mendes
Foto: Ablestock/ Keydisc

Mais lidas