Controle a ansiedade

Controle a ansiedade

Foto: Thinkstock/Getty Images

A ansiedade é um problema que afeta 25% da população mundial, segundo pesquisas da Associação de Psiquiatria Americana. Quem nunca sofreu com crises de mal estar, aperto no peito e diminuição do sono ao se deparar com uma situação difícil? A doença é considerada um dos males da modernidade, já que o ritmo de trabalho e a pressão no dia a dia só tendem a aumentar o sentimento de medo e insegurança.

Por que temos crises de ansiedade?

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central frente à interpretação de uma situação de perigo. Pode ser definida como medo em relação ao futuro. Ao se deparar com incertezas, o indivíduo precisa fugir daquele estado emocional para se sentir melhor.

Existe algum método para controlar?

Além de manter uma alimentação saudável e parar alguns minutinhos do seu dia para respirar fundo, o Pilates é um exercício ótimo para quem busca melhorar os sintomas de ansiedade. “Em todos os exercícios do Pilates, a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida. O Pilates mobiliza a musculatura dessa região e na medida em que respiração é solicitada durante a execução dos exercícios, tornando-se um ato voluntário e consciente. Somente a prática irá validar a relevância do trabalho interdisciplinar entre o instrutor de Pilates e psicólogo corporal no indivíduo ansioso”, diz Leila Monassa, proprietária do Espaço Lavanda, em São Conrado.

Como funciona o Pilates?

“O Pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios são sincronizados com a respiração, dando qualidade ao movimento e acalmando o aluno”, revela Laura Muniz, professora de pilates do Espaço Lavanda. O exercício pode ser praticado por todas as idades, inclusive grávidas, que podem praticar sem medo. Além do controle da ansiedade, o exercício também ajuda a melhorar a qualidade de vida. “O trabalho do Pilates ajuda a controlar a respiração, age com melhorias no sono, cria força, aumenta a flexibilidade, melhora a postura, aumenta a energia, além de ser um exercício que favorece o corpo inteiro, não agindo apenas em um local”, completa Laura.

 

Consultorias: Leila Monassa, proprietária do Espaço Lavanda, em São Conrado e Laura Muniz, professora de pilates.

 

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