Conjuntivite: com o calor ela vai pegar!

Conjuntivite: com o calor ela vai pegar! 

Você com certeza já teve ou conhece alguém que pegou uma conjuntivite. Ela acontece devido a uma inflamação na conjuntiva, a película que cobre o olho. Vermelhidão, coceira e dor na região dos olhos são os principais sintomas.

Possíveis causas

Dentre suas várias causas, as mais comuns são típicas do verão. A irritação nos olhos pode ser provocada pelo sol ou por meio do contato com o cloro na água da piscina, além da areia da praia. Além disso, a conjuntivite é altamente contagiosa e pode ser transmitida através do contato e da proximidade entre as pessoas.

Como se prevenir

Para prevenir a doença é necessário ter o hábito de sempre lavar as mãos. Nessa época de praia, lembre-se que a areia é uma poderosa transmissora, então nada de ficar levando as mãos aos olhos para coçar.
Evitar a piscina neste calor é algo impossível, mas quando entrar na água use um óculos de natação ou evite abrir os olhos quando mergulhar.

Tratamento

Se você tomou todos os cuidados e não conseguiu fugir da conjuntivite, nada de pânico! Procure um oftalmologista o quanto antes para descobrir o tipo de conjuntivite e tratá-la adequadamente. Não se automedique, pois alguns procedimentos, como passar água boricada, pode irritar o olho e confundir o diagnóstico.

Texto: Larissa Faria

Mais lidas