Conheça os benefícios da meditação

A meditação é uma técnica milenar que promete trazer tranquilidade e paz por meio do autocontrole. O professo de yoga Giridhari Das identifica o método como uma forma de focar a mente em um único ponto, direcionando os pensamentos desregulados para que não fiquem “pulando de galho em galho”.

Mas é importante não confundir a meditação com o relaxamento. “Relaxar é sempre bom, mas a meditação é o exercício que traz profundas mudanças positivas na vida e permanentes melhoras da consciência”, explica.

O tipo de meditação mais utilizada é a mântrica, também chamado de “japa” em sânscrito. Nesse método, a mente se foca em um mantra transcendental como o da liberação: “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”, exemplifica o professor.

Os benefícios da meditação

Uma mente descontrolada costuma trazer ansiedade, estresse, angústia, medo e outros males. Por isso, a técnica de autocontrole pode trazer beneficícios tanto para o corpo quanto para a mente. Segundo Giridhari, com o aprimoramento do método, é possível polir a consciência e escapar das armadilhas que trazem sofrimento para o ser.

O resultado da paz crescente se manifesta pela estabilidade mental e reflete na melhora do sistema imunológico, nas funções do organismo, na tolerância, no controle de comportamentos destrutivos e no gerenciamento do estresse diário.

Veja as famosas que praticam a meditação!

 

Foto: Reprodução/Instagram

Thaila Ayala

Foto: Ricardo Leal/Colaborador

Cássia Kiss

Foto: AgNews

Juliana Didone

Foto: AgNews

Juliana Paes

Foto: AgNews

Fernanda Lima

Foto: AgNews

Guilhermina Guinle

Foto: AgNews

Cláudia Ohana

Praticando a meditação

A técnica é individual, mas pode ser praticada em grupo. O professor compara a meditação com um treino de academia. “É como malhar o corpo. Cada um tem que trabalhar seus músculos corretamente, mas pode ser feito junto com outras pessoas”, diz. Além disso, a meditação também pode auxiliar na perda de peso, pois é possível controlar os impulsos de desejos destrutíveis, como a fome fora de hora. Giridhari recomenda a prática da meditação a partir dos cinco anos de idade, mas sempre com acompanhamento de um profissional.

 

Consultoria

Giridhari Das, professor de ioga/www.pandavas.org.br

Mais lidas