Conheça a batata yacon

Conheça a batata yacon

Foto: Shutterstock Images

Assim como a quinoa, o amaranto e a chia, a batata yacon, ou simplesmente yacon, é um alimento de origem andina. E, tal qual seus “conterrâneos”, cheio de vantagens nutricionais. Nesse caso, amplamente favoráveis aos diabéticos, uma vez que possui baixo índice glicêmico. Conheça um pouco mais desse fantástico tubérculo:

O que é?

A yacon é um tubérculo originário dos vales andinos, cultivado pelos povos incas antigos na região onde hoje estão Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e o noroeste da Argentina. Apesar de ser tão antigo, só chegou ao Brasil há pouco mais de 20 anos e ganhou popularidade apenas na última década. Devido às suas propriedades, passou a ser conhecida como a “batata diet”. E com uma certa razão.

Glicemia em baixa

Apesar de ser rico em carboidratos, o que, teoricamente seria contraindicado para diabéticos, o tipo desse nutriente contido na yacon é diferente. São frutanos, que agem no organismo de maneira muito semelhante às fibras alimentares. É o mesmo tipo de carboidrato encontrado em alimentos como alho, cebola, aspargo, mel, chicória, banana e outras frutas. Diversos estudos demonstram que os frutanos fermentam rapidamente após ingeridos e facilitam a absorção de minerais.

Mas a maior vantagem da yacon para os diabéticos é o baixo índice glicêmico do alimento. Ou seja, não aumenta os índices de açúcar no sangue, como acontece com os carboidratos simples (açúcar refinado, por exemplo). Assim, consumi-lo regularmente contribui para manter a glicemia sob controle. Mas, vale o alerta: não substitui nenhum tipo de medicamento, é apenas mais uma opção saudável!

Batata ou fruta?

Embora tenha aparência semelhante e seja chamada pelo mesmo nome, a yacon não tem nada a ver com a batata comum. Por isso, não pode ser usada para substitui-la. O sabor é bem mais adocicado – há quem diga que lembra o da pera – e contém muita água: de 83% a 90% do peso total. Quanto ao valor calórico, são apenas 33kcal em cada 100g. Essas características permitem que seja consumido tanto cru quanto em receitas quentes. Incluir duas fatias em sucos naturais também é uma ótima opção.

Outras formas

Em lojas de produtos naturais em alguns supermercados já é possível encontrar a yacon em farinha e fatias desidratadas (tipo snacks). A farinha pode ser usada na confecção de bolos, misturada à farinha de trigo. Já as fatias desidratadas podem ser consumidas diretamente, como aperitivo. Vale a pena experimentar!

 

 

Receitas para diabéticos

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Receitas Para Diabéticos – já nas bancas!

 

 

 

 

 

Mais lidas