Confira tratamentos que melhoram o aspecto da pele

Sem estrias

Foto: Thinkstock/Getty Images


As estrias surgem quando ocorre o rompimento das fibras de colágeno, responsáveis pela elasticidade da pele. Entre as causas estão aumento de peso brusco, seja em uma gravidez ou pelo efeito sanfona; a puberdade, devido ao crescimento acelerado; e uso de medicamentos, como os corticoides.

Para prevenir
Use hidratante pelo corpo todo, se possível, duas vezes por dia. Prefira cremes à base de óleo de amêndoas, ácidos de frutas, retinol, óleo de semente de uva, de rosa mosqueta, aloe vera, hamamelis, ureia e ácido lático. A alimentação deve ser pobre em doces e em gorduras e rica em vitamina C. Beba pelo menos 8 copos de água por dia para ajudar na produção de colágeno, com a finalidade de melhorar a elasticidade da pele.

Como tratar
As estrias são lesões irreversíveis: os tratamentos apenas melhoram o aspecto da pele, estimulando a formação de tecido colágeno. Confira algumas opções:

Luz intensa pulsada e laser: indicados para estrias recentes, que são avermelhadas. Se a aplicação for precoce, há chances das lesões desaparecerem completamente.

Microdermoabrasão: remove as células mortas da camada mais externa da pele, estimulando a formação de colágeno e elastina.

Intradermoterapia: injeções na derme que estimulam o surgimento de novo colágeno e melhoram a circulação local.

Peeling químico: aplicação de ácidos que promovem a descamação da pele, a produção de novas fibras de colágeno e a retração das estrias.

Radiofrequência (Accent): estimula o colágeno e realiza a reorganização da trama elástica, melhorando o aspecto da pele.

CO2 fracionado: laser que melhora a qualidade da pele e atenua as estrias.

Consultorias: Claudio Mutti, dermatologista e médico estético da Clínica Visia, de São Paulo. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), site www.sbcd.org.br

Alberto Peribanez Gonzalez, clínico geral e médico do programa Saúde da Família, blog: www.doutoralberto.blogspot.com

 

Mulher dia a dia

 

 

 

Saiba mais sobre estrias na revista Mulher Dia a Dia, já nas bancas pertinho de você!

 

 

 

 

 

Tags:

Mais lidas