Como usar veludo

Como usar veludo

Foto: João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo

O veludo é um tecido que já fez muito sucesso no passado e agora voltou para repaginar os looks de inverno. Ele pode ser usado em qualquer ocasião, deixando o visual mais elegante e chique. Quer saber como usar peças de veludo sem parecer exagerada? A especialista em moda do Fashion.me, Gabrielle Pompilio, dá dicas essenciais para quem quer apostar nessa tendência:

Locais apropriados

A primeira coisa que vem à cabeça quando se trata do veludo é que ele só pode ser usado em ocasiões formais. No entanto, a especialista revela: “O veludo pode ser usado em diversas ocasiões, inclusive no dia a dia. Casacos de veludo são boas opções para deixar aquele look básico com uma cara de mais arrumadinha. À noite, os vestidos, blusas e saias deixam o look lindo!”.

Tipos de veludo

Sabia que existem cinco tipos de veludo? Veja as diferenças entre eles:

-Veludo Alemão: bem liso e possui brilho intenso;

-Veludo Cristal: lisinho e brilhante, mas mais leve e mole do que o alemão;

-Veludo Molhado ou Amassado: brilha como o cristal, mas a superfície é irregular;

-Veludo Cotelê: ele é canelado;

-Veludo Devore: tem desenhos em relevo.

Compondo looks casuais

O veludo pode ser utilizado em diversos locais, mas é sempre bom tomar cuidado antes de investir na peça. “O veludo pode ser usado para o ambiente de trabalho, desde que com cuidado. Detalhes de veludo e complementos não muito extravagantes são boas opções”, explica Gabrielle. Ela ainda revela alguns truques para não deixar o visual carregado: “Opte por casaquinhos de veludo: eles podem ser usados tanto em cima de blusas quanto de vestidos. Só tome cuidado para não combiná-lo com tecidos que chamam muito a atenção. Prefira materiais delicados para as peças de baixo”.

 

Como usar veludo

Fotos: Getty Images

Veludo nos pés

Se você não é muito fã de roupas de veludo, pode apostar nos sapatos – eles dão um toque especial ao look. “Os sapatos de veludo devem ser usados em ambientes limpos e fechados, pois eles são muito delicados. Eles podem ser combinados tanto com roupas mais sociais, como vestidos, quanto com roupas mais casuais”, revela a profissional.

Tecido de outono/inverno

De acordo com a fashionista, apesar de ser um tecido que não esquenta muito, é melhor usá-lo em estações mais frias: “Veludos são tecidos que apesar de terem cara de inverno não esquentam tanto. Eles são ótimos para períodos de meia-estação. Mas prefira usá-los em dias não muito quentes para não ficar com um look deslocado”.

 

Como usar veludo

Fotos: Getty Images

 

Consultoria: Gabrielle Pompilio, especialista em moda do Fashion.me

 

Mais lidas