Como usar o véu

Noiva de véu segurando o buquê

Foto: Thinkstock/Getty Images

Tradição

Historicamente, o uso do véu na produção da noiva está ligado à religião. Em cada crença, a utilização desse acessório pode ter um significado. Em algumas, ele representa pureza e, em outras, é considerado um tipo de proteção contra pessoas mal-intencionadas e energias negativas.

Você decide

Há quem diga que o véu é tão importante quanto o vestido e o buquê, mas esta não é uma regra. “O uso do véu deve ser decidido única e exclusivamente pela vontade da noiva de usá-lo ou não, afinal este acessório não é obrigatório”, esclarece o hairstylist Alexandre Pinheiro, do Homa Elite Salon.

Vestido

Os modelos que deixam o colo nu, como os tomara-que-caia ou com decotes profundos, devem ser combinados com véus mais curtos. Já os vestidos com o colo coberto combinam com os véus mais longos. “Este acessório precisa ser da mesma cor ou tonalidade do vestido. Nunca escolha um véu marfim para um vestido branco, essas diferenças são muito notáveis”, destaca o hairstylist.

Ocasião e penteado

Na hora de decidir sobre o uso do véu, lembre-se de que ele influenciará diretamente no penteado, que deve ter uma estrutura interna para sustentar o peso e fixar bem o acessório.

Noiva usando casquete

Foto: Thinkstock/Getty Images

Durante o dia e em cerimônias ao ar livre, evite os muito longos, pois não combinam com a ocasião. Os modelos na altura dos ombros podem ser usados com os cabelos presos ou soltos e os de tamanho médio combinam com penteados mais elaborados, pois podem ser presos na parte de baixo.

Para casamentos no final da tarde, prefira véus até a altura do cotovelo e escolha penteados mais românticos. Os mais longos, também chamados de catedral, dão ar sofisticado ao visual e devem ser adotados em casamentos noturnos.

Nesse caso, use-o com penteados em que o cabelo esteja baixo. O voilette, que cobre toda a cabeça, é versátil e pode ser combinado com cabelos presos, soltos ou semipresos.

Dicas

– Quem prefere não usar véu tem várias opções de penteados e acessórios para escolher, mas também precisa combinar o look com o vestido e o estilo do casamento.

Casquete é uma alternativa para as indecisas, pois mantém a tradição do véu e permite a escolha de penteados variados.

 

Consultoria: Alexandre Pinheiro, hairstylist do Homa Elite Salon, de São Paulo

 

Revista Penteados Para Noivas

 

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Penteados Para Noivas – já nas bancas!

 

 

 

 

 

Tags: ,

Mais lidas