Como tratar o bruxismo

Como tratar o bruxismo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Você conhece o bruxismo? Para quem não sabe, este problema está associado ao ranger dos dentes durante o período de sono profundo. Geralmente relacionado ao estresse, cerca de 56% da população brasileira sofre com este mal. Veja dicas da cirurgiã dentista Dra. Luciana Saraiva e saiba como evitar maiores problemas:

Principais fatores

A especialista revela que o ato de ranger os dentes demonstra que algo não vai bem na vida da pessoa: “O mais importante é encontrar e diagnosticar a causa. São vários motivos que levam ao bruxismo, entre eles o estresse, má oclusão, ou seja, dentes que não se encontram de forma adequada,fatores psicossomáticos e ambientais, apneia do sono,consumo excessivo de álcool e tabaco, drogas, alguns medicamentos e cafeína”. Ela também aponta que o bruxismo pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em jovens.

Tratamento

Cada caso tem um tratamento específico. Porém, a dentista ressalta: “O tratamento está diretamente relacionado à causa do bruxismo. A princípio, indica-se o uso de placas miorrelaxantes. Tais placas não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, mas previnem seus danos”. Ela também explica a importância do profissional para ajudar a solucionar o problema: “A intervenção odontológica é fundamental, pois além de evitar o desgaste dental, protege a ATM – alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula – e modula a ação da musculatura da mastigação. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais efetivo será o tratamento”.

Dicas

Se você sofre com o bruxismo e as plaquinhas utilizadas na hora de dormir não estão adiantando, é possível tomar algumas providências para amenizar a dor. Confira as dicas da Dra. Luciana:

– Os portadores de bruxismo devem evitar o consumo de substâncias estimulantes à noite;
– Evitar dormir com a TV ligada ou a luz acesa;
– Evitar a prática de atividades físicas à noite;
– Procure terapias relaxantes como meditação e ioga: elas podem ajudar bastante;
– A acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios, bem como fisioterapias.

 

Consultoria: Dra. Luciana Saraiva – Cirurgiã Dentista da Clínica Saraiva, Graduada em Odontologia, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares, Mestre em Odontologia com Treinamento na Universidade de Nova Iorque
Tels.: (11) 4411-6464 / (11) 4411-2880

Site: www.clinicasaraiva.com.br

Mais lidas