Como se organizar em 2012

Como se organizar em 2012

Foto: Thinkstock/Getty Images

Para ter um ano excelente e atingir todos os seus objetivos é bom começar a se organizar a partir de agora. Não é fácil conciliar trabalho com os afazeres domésticos, dar atenção para família e amigos e ainda controlar as finanças. Veja algumas dicas de como se organizar em 2012 e tenha um ano excelente:

Planejar é essencial

Antes de tomar qualquer decisão, é bom repensar e planejar o ano que está começando. Sandro Pereira, coach de carreiras da Provider TC (RJ), explica: “É importante que as pessoas planejem muito bem seu tempo, dinheiro, férias, trabalho e lazer para poder usufruí-los ao máximo. Recomendo que seja feita uma planilha para cada atividade. Dessa forma, a pessoa terá a dimensão exata de quanto tempo e dinheiro realmente dispõe”. Ele também exemplifica: “Ao saber quanto tempo se tem fora do trabalho fica possível saber o quanto poderá investido em lazer ou na família. Da mesma forma, quando se sabe exatamente quanto de dinheiro entra e sai mensalmente da conta, é possível se programar para eventos e aquisições mais caros, como viagens, troca do carro, reforma da casa etc”.

Mundo profissional

Para alcançar o sucesso no trabalho, é preciso focar nos seus objetivos principais. “É muito importante que a pessoa tenha foco. Ela deve se perguntar ‘O que eu realmente quero para a minha carreira?’, ‘Do que sou capaz de abdicar para alcançar meu objetivo’ e ‘Em quanto tempo quero atingir a minha meta?’. Esses questionamentos são fundamentais para que a pessoa tenha a dimensão exata do tamanho do seu objetivo. A partir desse ponto, é recomendável que um planejamento de metas seja elaborado e seguido com bastante disciplina”, aponta Sandro.

Família

Além do sucesso na carreira, se aproximar da família é muito importante. Tente ser mais paciente, brigar menos e entender melhor os familiares. Organize mais eventos para aproximar as pessoas e fique juntinho de quem você gosta. É muito bom compartilhar experiências com quem a gente ama e respeita, não é mesmo?

Beleza e saúde

Que tal começar o ano renovando o visual? Pinte as unhas de cores diferentes, mude o corte de cabelo, compre roupas novas… Isso faz muito bem para a autoestima. Também não esqueça de fazer exercícios e cuidar da saúde!

 

Consultoria:

Sandro Pereira, coach de carreiras da Provider TC [RJ]

 

Mais lidas