Como proteger os cabelos do tempo seco

Os cabelos precisam de cuidados durante todo o ano! Mas, em algumas estações específicas, os fios sofrem mais e precisam de atenção redobrada. O cabeleireiro Peter Menezes dá dicas simples para manter o brilho e a saúde das madeixas em tempos mais frios e secos.

Não usar água muito quente

Nas estações mais frias, o costume é tomar um banho bem quente e, infelizmente, o cabelo acaba sofrendo com isso. “A temperatura alta da água retira a camada lipídica do fio e o deixa desprotegido”, comenta Peter. Sem essa película natural, o cabelo fica com a aparência de desgastado. Na hora do enxágue, faça um sacrifício e mude para a temperatura morna.

Cuidado com o xampu

Nesta época, o melhor é comprar xampus de hidratação.  Por deixarem as madeixas com frizz e aspecto ressecado, “os xampus adstringentes ou de Ph neutro devem ser evitados nesta época”, ensina Peter.

 

xampu de hidratação

Foto: Reprodução

Fuja dos prendedores

Em geral, os elásticos de cabelo quando usados de maneira inadequada prejudicam o fio. O cabeleireiro alerta: “quando o cabelo está muito seco, o fio quebra mais facilmente ao ser amarrado muito forte com um prendedor”. A recomendação é apostar nas tranças e no uso de tiaras. Já para os rabos de cavalo, prefira prendedores de silicone, que danificam menos o cabelo.

Evite o gel de fixação

“Os produtos de fixação que são à base de álcool costumam ressecar ainda mais o cabelo”, afirma Peter. A dica é substituir o gel por uma pomada modeladora ou por outro produto menos agressivo.

Faça o “troca-troca” do condicionador

Para auxiliar os fios a manterem o brilho, o cabeleireiro sugere que se crie o hábito de intercalar o uso do condicionador com o de uma máscara mais forte, entre um banho e outro. “É bom seguir as instruções do fabricante e deixar o creme hidratante agir por pelo menos cinco minutos para atingir o resultado”, indica.

 

Máscara de hidratação

Foto: Reprodução

Aplique o leave-in

Em geral, os leave-ins ajudam a domar os cabelos e também dão brilho. Aplique o produto ao sair do banho e espalhe bem pelos fios, sem passar na raiz. “É só tomar cuidado com a quantidade aplicada para não deixar o cabelo pesado demais”, adverte Peter.

Tratamento de salão

Os produtos usados em salões e centro de beleza, em geral, são mais poderosos e têm um efeito mais perceptível. Porém, o cabeleireiro não é a favor a tratamentos a base de formol. “Eles deixam o cabelo impecável no início, mas depois os fios ficam com aspecto plastificado e quebradiço”, diz. A cauterização é uma alternativa para proteger as madeixas, sem agredi-las!

 

 

 

Consultoria

Peter Menezes, cabeleireiro/Salão Cat’s Cabeleireiros no Morumbi Shopping – São Paulo

 

 

 

Mais lidas