Connect with us

O que você está procurando?

Entenda essa doença e conheça as melhores formas de evitá-la
-

Como prevenir e tratar o cálculo renal

Entenda essa doença e conheça as melhores formas de evitá-la

Se você já sentiu uma dor terrível na lombar e mal conseguia se mexer, você com certeza já teve o cálculo renal – também conhecido como pedra no rim. É a terceira doença urológica mais comum e cerca de 12% da população mundial já sofreu com a formação de cálculo na via urinária. A nefrologista Maria Alice Barcelos, do Hospital 9 de Julho, explica como prevenir o cálculo e ensina como tratar a doença:

Como diagnosticar

Segundo a especialista, a pedra no rim é formada na via urinária e o paciente sofre com muitas cólicas e dores fortes: “Geralmente a dor é de um lado só – esquerdo ou direito- e raramente dói dos dois lados. A dor é na lombar, de grande intensidade e pode causar náuseas, sudorese e febre, se houver infecção urinária junto”.

Maria Alice ainda explica que as pessoas mais propícias a sofrerem com a cólica renal são os homens: “Acontece mais em homens, isto é, a cada três pessoas que sofrem com cálculo renal, duas são homens. Também é mais comum na faixa de 30 a 50 anos”. Outro fator que influencia bastante são as pessoas que fazem parte de uma “família de calculosos”, isto é, os parentes próximos já tiveram cálculo renal.

 

Mulher com dor segurando a barriga

Foto: Shutterstock Images

Fatores que causam o cálculo

Existem alguns motivos que influenciam na incidência do cálculo renal. Por exemplo:

Alterações anatômicas: “São pessoas que tem tendência ou histórico familiar”, conta a nefrologista.

Distúrbio metabólico: “Nesse caso, são pessoas que excretam mais cálcio do que outras”.

Clima quente: “No verão, os casos de pedra no rim aumentam em até 30%. As pessoas transpiram mais, ou seja, perdem mais líquido, concentrando substâncias como o cálcio na urina”.

Como tratar

Segundo a médica, depois de diagnosticar o paciente, é preciso fazer algumas verificações: “É necessário avaliar se o cálculo pode ser eliminado espontaneamente. Muitas vezes o paciente precisa ser internado para verificação e acompanhamento médico”.

Ela ainda explica que é o paciente precisa fazer uma bateria de exames para tratar corretamente o problema:  “A verificação é feita por meio de ultrassom, tomografia e análise do perfil metabólico. A análise é feita para detectar substâncias como cálcio e ácido úrico. A falta de citrato no corpo também pode causar o cálculo. Também é importante conferir se o paciente já teve infecção anteriormente ou algum histórico de cirurgia”.

Prevenindo a cólica renal

Para evitar transtornos e ter os rins mais saudáveis, a médica aconselha o consumo de 2 litros de água por dia: “É também recomendado diminuir o consumo de proteínas  – carnes vermelhas, por exemplo –  e ingerir muitas frutas cítricas. São hábitos fáceis de serem adotados que podem ser de grande ajuda”.

 

Consultoria: Maria Alice Barcelos, nefrologista do Hospital 9 de Julho

 

Advertisement

Estilo de vida

Especialista revela como melhorar suas noites de sono

Estilo de vida

Veja como pequenos hábitos podem evitar doenças mais sérias

Famosos

Entrevista: Daniela Andrioli   No ar na telinha da rede Globo em duas novelas (“O Profeta” e “Amor à Vida”), a bela Paolla Oliveira comemora o papel

Famosos

O filho do cantor não aprova a união do pai

Famosos

Recentemente separada de Roger Flores, a atriz encontrou novamente o amor no músico Allysson Castro

Famosos

A atriz se declarou ao amado comemorando os 29 anos do também ator

Famosos

Depois de mostrar que está com tudo em cima na pele da prostituta Zarolha, em Gabriela, Leona Cavalli está de volta à tevê com um personagem totalmente

Famosos

Ator fala sobre seu novo papel e revela: "Ninho vai amadurecer no decorrer da novela"