Como evitar o ronco

Como evitar o ronco

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) revelam que, em média, metade da população brasileira sofre com o ronco, distúrbio do sono que incomoda não só a pessoa que ronca, mas também, quem convive com ela. Conheça uma nova solução para esse problema e tenha noites tranquilas.

Solução direta

O cansaço, o sobrepeso e até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas contribuem para o relaxamento do palato mole, popularmente conhecido como céu da boca.  É justamente por causa desse relaxamento que há obstrução das vias respiratórias, provocando o ronco, e a nova técnica para acabar com esse incômodo age diretamente nessa área. “Quando tratamos o ronco palatal, aplicamos no palato mole uma injeção com uma substância que causa o enrijecimento da região, diminuindo a vibração do local e trazendo, consequentemente, a redução do ronco”, diz Fábio Lorenzetti, idealizador das pesquisas para desenvolvimento da injeção Roncoplástica, que começou a ser estudada em 2004.

A novidade é tão eficaz quanto a radiofrequência, método bastante utilizado para endurecer o palato por meio do calor. No entanto, a injeção é economicamente mais vantajosa: “estimamos que o custo será muito inferior ao da radiofrequência”, observa.

Caso a caso

A medicação não tem efeito permanente, mas o especialista afirma que o enrijecimento palatal pode durar alguns anos. Além disso, a técnica é muito simples: três pontos do céu da boca recebem as substâncias e o paciente sente um pequeno incômodo, parecido com a aplicação de uma anestesia.

Se você se interessou, vai precisar ter um pouco de paciência, já que, por enquanto, a injeção está disponível apenas nos hospitais que estão envolvidos na pesquisa, entre eles, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).  Mesmo depois de passar a ser comercializada, nem todos poderão se submeter a técnica, pois a injeção alivia apenas o ronco leve e não trata a apneia do sono. É necessário que você converse com o otorrinolaringologista para investigar a causa do ronco.

Medidas caseiras

Enquanto a injeção não é comercializada, o médico Fábio Lorenzetti dá algumas dicas para aliviar o ronco leve:

– Se está acima do peso, faça alguns ajustes na dieta, introduzindo alimentos mais saudáveis para perda de peso.

– Não abuse das bebidas alcoólicas e evite ingeri-las antes de dormir.

– A posição na qual você dorme também favorece o ronco. Tente se habituar a deitar de lado ou de barriga para baixo.

– Não encare o ronco como algo sem importância: “em casos mais persistentes, a consulta com otorrinolaringologista pode ser útil”, recomenda.

Lembre-se: A injeção Roncoplástica é indicada apenas para adultos. Pessoas que sofrem de apneia do sono severa, obesidade ou tem amígdalas obstrutivas, que comprometem a passagem do ar, não devem se submeter ao procedimento, mas sim, tratar cada um desses casos.

 

Consultoria: Fábio Tadeu Moura Lorenzetti, especialista em otorrinolaringologia clínica e Cirúrgica e distúrbios do sono. Site www.drfabiolorenzetti.com.br

Tags: , ,

Mais lidas