Como economizar água em casa?

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. Pensando em como reduzir o consumo deste bem natural tão precioso no dia a dia doméstico, o Papo Feminino traz dicas e truques cotidianos de especialistas para evitar o desperdício e incentivar o consumo consciente. Veja como é fácil:

 

como economizar água

Foto: Getty Images

Ao escovar os dentes

Cuidado para não deixar a torneira aberta enquanto faz a escovação ou enquanto aplica o creme dental. A especialista Claudia Feijó revela que “uma torneira aberta deixa escorrer cerca de 20 litros de água por minuto”. Apenas 10% disso (200 ml) é o suficiente para a escovação.

Ao tomar banho

Enquanto estiver ensaboando os cabelos ou o corpo, lembre-se de fechar a torneira. Segundo Claudia, cinco minutos de chuveiro ligado consomem em torno de 70 litros. Atenção com o tempo de ducha, 10 minutos dobram o desperdício. O especialista em recursos naturais Alcemar Gasparini também faz um alerta aos homens na hora de fazer a barba: “abrir um pouco menos as torneiras” e evitar fazer no chuveiro.

Ao lavar a louça

“Primeiro retire todo o resto de comida e organize a louça na pia”, indica Claudia. Separe os utensílios, prepare uma bacia e deixe de molho o que tiver necessidade. Ensaboe tudo com a torneira fechada e só depois enxágue!

Ao lavar a roupa

“Utilize toda a capacidade da sua máquina, ela vai usar a mesma quantidade de água independente de você colocar o total do peso ou somente uma pequena quantidade”, recomenda a professora do curso de Ciências Biológicas Rosely Cruz. Outra dica é sincronizar a lavagem de roupas com a limpeza do quintal: assim é possível reutilizar a água que é descartada no molho e no enxágue.

como economizar água

Foto: Ablestock/Keydisc

Ao limpar o quintal ou o carro

Prefira os baldes ao invés da mangueira. Antes de jogar a água, use a vassoura para
tirar a sujeira de folhas e recolha todo lixo. O serviço fica mais rápido e o desperdício diminui. Rosely conta que “essa ação pode economizar cerca de 100 litros de água”.

Ao regar as plantas

“Prefira realizar essa ação nos horários mais frios do dia, como no início da manhã ou no início da noite”, comenta Rosely. Nos períodos mais quentes, parte da água destinada à plantinha acaba evaporando e indo para atmosfera.

Fuja dos vazamentos

Torneira pingando e vazamento no encanamento da casa podem ser grandes vilões do consumo e da conta no final do mês. Se alguma coisa estiver quebrada, é melhor consertar. Quando estiver viajando, desligue o registro da residência.

 

Consultoria
Claudia Feijó, coordenadora do curso de tecnologia em Gestão Ambiental da Unopar
Alcemar Gasparini, especialista em Ecologia e Recursos Naturais
Rosely Cruz, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNIME

Mais lidas