Como deixar o penteado perfeito para o casamento

Como deixar o penteado perfeito para o casamento

Foto: Shutterstock Images

As madeixas são peça fundamental na composição do look e precisam de atenção especial durante os meses que antecedem o casamento. Veja dez erros comuns e dicas dos especialistas para conquistar um look perfeito como você merece!

1. Mudanças radicais
Ao definir a data do casamento, a noiva precisa pensar com mais carinho nas madeixas. Nada de químicas pesadas que possam danificar os cabelos ou alisamentos que possam interferir no volume necessário para o penteado. Grandes mudanças também não são aconselhadas. Se quiser mudar radicalmente a franja ou o comprimento dos cabelos, deixe para fazer depois da festa.

2. Testar um novo profissional
Confiança cabe em qualquer relação, principalmente entre você e as pessoas que participam da organização do seu casamento. “O cabeleireiro deve ser um profissional que conheça a noiva, seu estilo de vida, sua história e seus desejos”, orienta o hairstylist Mauricio Morelli. Caso não tenha um cabeleireiro que goste, peça ajuda a uma amiga.

3. Experimentar um novo tom
O hairstylist Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabeleireiros, diz que a noiva nunca deve mudar a cor dos cabelos para casar. “No máximo, algumas luzes bem leves para dar um ‘up’, se achar necessário.”

4. Não ter ideia do que deseja
Descrever um penteado nem sempre é tarefa fácil. Para facilitar, leve dois ou três modelos de referência para que o profissional possa visualizar melhor seus desejos.

5. Não considerar o vestido
Informe ao cabeleireiro como será o vestido, pois roupa e penteado precisam combinar. “O cabelo deve estar em plena harmonia com o vestido, maquiagem e demais acessórios, todo o visual deve expressar uma imagem suave e de segurança”, explica Morelli.

6. Não conversar sobre as decisões
Se optar por usar véu, o cabeleireiro deve ser o primeiro a ser avisado. Assim, ele prepara uma estrutura interna para sustentar o peso e fixar bem o acessório em harmonia com o penteado. Além disso, avise o profissional se o adereço será retirado durante a festa.

7. Deixar para a última hora
Definido o penteado, experimente com antecedência. O ideal é que a prova seja feita entre seis e dois meses antes do grande dia. Na ocasião, leve os acessórios que serão usados na cerimônia e um tule para representar o véu durante o teste de cabelo.

8. Não cuidar dos fios
Inclua na sua agenda uma hidratação capilar uma semana antes da cerimônia. “Assim, a noiva terá brilho natural nos fios e aparência de cabelo saudável, afinal, ela é o foco”, destaca Coraza.

9. Ficar insegura
Para não perder o glamour e manter o penteado como sonhou, muitas noivas levam o cabeleireiro para a festa. O valor do serviço varia de acordo com o pedido, podendo chegar a R$ 5 mil.

10. Não pedir ajuda
Caso não queira gastar com assessoria, peça para que o cabeleireiro ensine sua mãe ou uma madrinha a ajudarem com a retirada do véu. Morelli dá outras dicas: “Se for um dia chuvoso, deve-se proteger o cabelo da umidade. Gestos muitos bruscos devem ser evitados e nem pensar de ficar passando a mão nos cabelos”, indica o hairstylist.

Tamanho e cor

Apesar de serem infinitas as possibilidades de penteados para noivas, o tamanho e a cor dos cabelos podem influenciar durante a escolha. “O comprimento dos cabelos deve ser suficiente para o design do penteado. Este é um dos detalhes que influencia”, explica o cabeleireiro Mauricio Morelli, do Homa Elite Salon.

“Cabelos claros mostram mais os detalhes do penteado”, aponta o hairstylist Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabeleireiros. “Quando possuímos uma cor projetada nos cabelos podemos valorizar o design do penteado. Cores geram sensações e emoções e ajudam a dar efeito. Um cabelo sem cor ou com uma cor global limita os efeitos de profundidade do cabelo”, completa Morelli.

O look é um reflexo da personalidade de cada um, por isso, o visual do noivo é definido separadamente. No entanto, o casal precisa conversar antes para que não haja grandes contrastes. “Não dá para casar de tênis num terninho social e a noiva com um vestido estilo clássico e brilhos na cabeça. Também não é aconselhável se ele estiver de fraque e ela de vestido curto”, destaca Coraza.

 

Entrevistas: Fernanda Vasconcelos

Consultorias: Mauricio Morelli, cabeleireiro e visagista do Homa Elite Salon, de São Paulo; Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros, de São Paulo

 

 

Penteados para noivas

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Penteados Para Noivas – já nas bancas!

 

 

 

 

 

 

Mais lidas