Como cuidar dos cabelos quimicamente tratados no verão

Nada mais gostoso e divertido do que passar as férias curtindo o sol e as águas na praia ou na piscina. Porém, para os cabelos, as recordações desse período não são tão boas. Sol mais forte todo dia, cloro da piscina e sal do mar costumam desidratar a fibra do cabelo, causando quebra, aspecto ressecado, falta de brilho e desbotamento.

Mesmo quem não abusou da diversão na água sai do verão com os fios “implorando” por alguns cuidados. “O sol costuma desbotar a cor, ainda mais dos fios coloridos. É necessário o uso do FPS (produto com fator de proteção solar) em todos os tipos de cabelo”, avisa a hair stylist Sonia Nesi.

 

Mulher deitada na areia

Foto: Thinkstock/Getty Images

De acordo com Meire Carriel, hairstylist do Lo Studio Panamby, os cabelos mais prejudicados pelos efeitos do verão são os loiros e os cacheados. “O loiro é o mais sensível, pois é um cabelo cujo pigmento natural já foi removido e, ao entrar em contato com o sal e o cloro, vai sofrer um processo químico e ressecar ainda mais”, explica Meire.

Os cabelos cacheados e crespos também sofrem os ressecamentos do verão por conta de não produzirem tanta oleosidade natural. Nas mulheres que têm outros tipos de químicas no cabelo, como alisamentos, progressivas, entre outras, o resultado das delícias de verão é ainda pior.

Providências urgentes

Segundo Meire, para colocar esses cabelos “detonados” em ordem novamente, são essenciais tratamentos, como restauração profunda, uso de xampus hidratantes, máscaras de nutrição e óleo de argan. “Hoje você encontra produtos para fazer tratamentos em casa. Por exemplo, xampus e máscaras nutritivas você pode comprar e usar duas vezes por semana”, ensina.

Agora, se as madeixas precisarem de restauração profunda, a profissional orienta realizar um procedimento com a ajuda de profissionais. “No salão, são utilizados produtos completamente diferentes que tratam dos fios da raiz até as pontas”.

A utilização destas técnicas e produtos propicia o retorno do brilho e maciez, devolvendo a cor e hidratando os fios.

Proteção o ano todo

Não é exclusivamente no verão que as mulheres devem proteger os fios dos efeitos nocivos do sol. Os profissionais aconselham o uso de filtro solar para os cabelos ao longo do ano. Além do próprio produto, é possível encontrar no mercado creme para pentear e leave-in com filtro solar.

 

Mulher com creme no cabelo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Salve seus fios

Reavivar a cor: depois de passar uma nova coloração, aplique xampu e condicionador para fios tingidos, no mínimo, duas vezes por semana.

Acabar com o ressecamento: hidrate usando leave-in e máscaras em casa, mas visite o salão para um cuidado mais intenso.

Sumir com o esverdeado do loiro: procure por produtos que neutralizam o amarelado dos fios descoloridos e devolvem a umidade natural, fortalecendo os loiros. A especialista indica as linhas da marca John Frieda.

Combater as pontas duplas: a solução mais eficaz é aparar os fios a cada 3 meses. Um bom leave-in, silicones e produtos reconstrutores ajudam a selar a cutícula.

Tratar o aspecto opaco e espigado: após uma boa hidratação, recorra a um produto termoativado antes da chapinha ou secador, para não danificar a fibra capilar.

Receitas caseiras

Proteção dos fios

Bata 1 copo de iogurte natural, 2 ampolas de vitamina A, 1/2 abacate e 1 gema de ovo. Aplique nos fios úmidos, deixe por 30 minutos e enxágue bem. “Essa combinação é poderosa: o abacate e o iogurte formam uma capa protetora, impedindo a perda de água”, ensina Ruben Navarro, hairstylist do Walter’s Coiffeur.

Cabelos recuperados

Misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã com 2 litros de água mineral. Depois de lavar os fios, enxágue-os com essa mistura poderosa. “A água mineral dá um brilho incrível e o vinagre ajuda a enxugar um pouco a oleosidade da raiz”, justifica Sonia Nesi.

Tags: ,

Mais lidas