Como cuidar da saúde dos pés

Como cuidar da saúde dos pés

Foto: PureStock X/DIOMEDIA

Você sabia que os pés têm grande poder de sedução? Muitos homens, além de admirar, se sentem atraídos por essa parte do corpo feminino. Trazemos as dicas da podóloga Nilza Gabriel, que ensina o que você pode fazer em casa para deixar seus pés irresistíveis e com a sensação de bem-estar.

Banho revigorante
O escalda-pé alivia a sensação de peso e de dor que ataca os pés no final do dia. Fazê-lo diariamente ainda garante um visual supersaudável à essa região.
Como fazer: você vai precisar de bolinhas de gude e óleo essencial de camomila ou a própria flor da erva. Numa bacia, coloque água morna (aquecida a 30 graus) e despeje a erva ou pingue 15 gotas do óleo. Coloque as bolinhas de gude no fundo da bacia, mergulhe os pés e apóie-os sobre elas, massageando bem a sola.

Esfoliante natural
Remove as impurezas da pele, possibilitando que ela respire melhor.
Como fazer: num recipiente, misture 1 colher (sopa) de açúcar ou sal marinho com uma 1 colher (sopa) de mel. Depois, é só esfregar a mistura nos pés. Faça isso durante o banho, pois fica mais fácil para enxaguar.

Massagem energizante
Com o toque dos dedos das mãos, você pode aliviar tensões dos pés e estimular o bom funcionamento dos órgãos do seu corpo.
Como fazer: passe nos pés um pouco de óleo essencial comum, como o de amêndoas ou o mineral. Faça uma automassagem. “Vá brincando com os dedos, faça vaivém em todo o pé”, ensina a especialista.

Massagem com madeira
Com o cabo da vassoura ou até mesmo um pedaço dele, você faz uma massagem que relaxa os pés e revigora a circulação sanguínea.
Como fazer: sente-se na posição de descanso, aquela em que existe apoio para as costas e seus pés alcançam o chão. Coloque o cabo no piso e com os pés sobre ele, faça movimentos de vaivém.

Além de reservar um tempo do seu dia para cuidar dos pés, a especialista recomenda outras formas de contribuir com a saúde deles:

Desinfete o sapato novo: ao comprar um calçado, lembre-se de que, muitas pessoas colocaram os pés nele para experimentar. Em farmácias, você pode encontrar um spray específico para isso.

Deixe as unhas descansarem: procure alternar o uso de esmaltes nas unhas dos pés. Se usou nesta semana, na próxima evite. Além disso, ao tirar o esmalte, passe uma lixa bem fininha em cima da unha, retirando qualquer resíduo que tenha sobrado.

Mantenha as unhas bem curtas: deixar as unhas dos pés bem cortadas é essencial para para evitar a proliferação de fungos.

É bom ficar descalça: mas só em casa! Pisar na grama, na água ou no próprio piso ajuda a descarregar as energias negativas. Mas é importante não fazer isso em outros ambientes, pois pode haver alguma sujeira que lhe cause doenças.

Se você tem problemas como: rachaduras, micoses, frieiras, etc, procure um podólogo. Esse profissional vai orientar qual o tratamento correto para seus pés.

 

Consultoria: Nilza Gabriel, podóloga da Clínica de Cirurgia Plástica e Beleza.

 

Mulher Dia a Dia

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Mulher Dia a Dia – já nas bancas!

 

 

 

 

 

 

Mais lidas