Como combater o inchaço na gravidez

Como combater o inchaço na gravidez

Foto: Thinkstock/Getty Images

Durante a gestação, é comum sofrer com inchaços e retenção de líquido. Apesar dos mitos de que mulher grávida não pode fazer tratamentos estéticos, a médica Marinez Peracchi, diretora da Clínica Dicorp, informa que hoje em dia já é possível encontrar produtos e tratamentos que aliviam as dores na gravidez. “Existem produtos com fórmulas mais suaves, mas é importante que sejam liberados pelo médico”, revela.

Drenagem linfática

A drenagem pode ser feita em grávidas, desde que sejam tomados os cuidados necessários, como acompanhamento médico. Essa técnica ajuda a prevenir a celulite, a flacidez e o inchaço. “A gestante tem muita retenção de líquidos, dores nas pernas e lombares. A drenagem ajuda a diminuir o inchaço e alivia as dores momentâneas”, explica Marinez.

Pele saudável

De acordo com a dermatologista Karla Assed, a gestante que deseja fazer limpeza de pele deve pesquisar sobre as restrições do tratamento: “A pele da gestante, normalmente, já mancha com mais facilidade e por isso deve-se ter um maior cuidado. A grávida deve evitar produtos esfoliantes, contendo ácidos, pois a pele os absorve. Também é importante aplicar filtro solar logo após a limpeza, já que a pele fica mais fina e com isso a chance de manchar é maior. Não é bom usar máscaras calmantes, descongestionantes ou secativas. Elas podem conter substâncias não ideais para o bebê, como ácido salicílico, antibióticos e despigmentantes”.

Tratamentos contra o inchaço

Algumas clínicas já trazem tratamentos especializados para gestantes, como a Clínica Dicorp e a OligoFlora Barra 1. Elas oferecem massagens que estimulam a produção de colágeno e que são sete vezes superiores às drenagens linfáticas comuns. As massagens melhoram a circulação sanguínea, acabam com os inchaços e proporcionam sensação de bem-estar. Também são oferecidas massagens relaxantes para os pés e mãos, tratamentos faciais, hidratações e alívio dos sintomas do estresse.

 

Consultoria: Marinez Peracchi, médica especialista em Medicina Estética e diretora da Clínica Dicorp

Karla Assed, dermatologista

Mais lidas