Comer berinjela ajuda a emagrecer

Comer berinjela ajuda a emagrecer

Foto: Thinkstock/Getty Images

Quem vive brigando com a balança está sempre em busca de uma fórmula que ajude a mandar os pneuzinhos para bem longe. E a berinjela está bem próxima de fazer esse papel – principalmente em forma de farinha, que concentra alta quantidade de fibras.

Em pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mulheres entre 45 e 55 anos, todas com sobrepeso, foram divididas em dois grupos: ambos seguiram uma dieta pouco calórica, mas o que consumiu quatro colheres de farinha de berinjela todos os dias perdeu em média 6kg em 2 meses, enquanto o outro grupo perdeu apenas 3kg. Portanto, se você já segue uma alimentação saudável, experimente incluir o produto no seu dia a dia e veja a diferença!

Menos gordura

“A farinha de berinjela é quase totalmente composta de fibras. As principais são as solúveis, que agem na diminuição do colesterol e da glicemia no sangue”, diz a nutricionista Fernanda Granja.

Funciona assim: no estômago, as fibras se dissolvem em água, formando um gel que captura parte das gorduras e dos açúcares ingeridos na alimentação, mandando-os embora com a digestão. Uma vantagem e tanto para quem quer emagrecer. Esse mesmo gel ainda ocupa parte do estômago, mantendo a fome saciada por muito mais tempo. Resultado: menos calorias são consumidas no dia!

Faça em casa

Corte as berinjelas em tiras e leve ao forno durante duas horas ou até que elas estejam bem secas. Espere esfriar, bata tudo no liquidificador ou no processador e armazene a farinha em potes escuros e com tampa. Procure preparar pequenas quantidades da farinha para que ela seja consumida em até duas semanas.

Durante o dia

Para manter a fome saciada, distribua a farinha de berinjela nas refeições durante o dia. Consuma, por exemplo, duas colheres no iogurte desnatado do café da manhã e outras duas na salada de frutas do lanche da tarde. Lembre-se de que o resultado desejado só é conseguido se o produto for incluído em uma dieta saudável e com baixas calorias. Para potencializar a perda de peso, pratique exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, corrida e natação.

Praticidade!

É fácil encontrar a farinha de berinjela pronta para comprar. Procure em lojas de produtos naturais ou nas prateleiras de diet e light dos supermercados. Na hora de consumir, salpique a farinha em iogurtes, sucos, sopas, frutas, feijão, e o que mais a sua criatividade permitir. De 2 a 4 colheres (sopa) é a quantidade necessária para perceber os resultados. Não exceda na quantidade, pois a farinha aumenta a produção de radicais livres. Para neutralizar essa reação, consuma com uma fonte de vitamina C, como as frutas cítricas.

Por que consumir a farinha?

Existem vantagens tanto no consumo da berinjela in natura quanto em forma de farinha. O interessante é incluir as duas opções na alimentação. “O vegetal na forma natural  concentra bem mais nutrientes e propriedades antioxidantes do que a farinha. No entanto, a farinha é mais rica em fibras”, complementa a nutricionista. Mas, se o objetivo é perder peso, aposte sem medo na berinjela desidratada pois, além de reduzir a absorção de gorduras e saciar a fome, a farinha combate a prisão de ventre e a sua consequente barriguinha inchada.

*Para emagrecer, consuma até 4 colheres de farinha diariamente

Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista


 

O poder da berinjela

 

 

Para conferir mais dicas sobre o consumo da berinjela, adquira a revista O Poder da Berinjela – já nas bancas!

 

 

 

 

 

Mais lidas