Cinco dicas para usar chapéu

Usado antigamente somente para se proteger do sol,  o chapéu voltou com tudo e é o responsável por dar mais personalidade e charme ao look feminino. “No Brasil, o chapéu está se tornando cada vez mais o acessório querido dos fashionistas, podendo ser usado nas mais diversas ocasiões. Portanto, para quem tem estilo criativo e contemporâneo, as opções serão múltiplas”, afirma Tatiana Vianna, consultora de moda e comportamento.

Os modelos mais usados pelas mulheres são os chapéus Panamá, que são fabricados no Equador e têm uma cor mais clara; os Cloche, criado pela francesa Caroline Reboux e que se tornou popular pelo seu formato em sino; e o Fedora, feito originalmente em feltro e que tem um tamanho semelhante ao Panamá. A Guia da TV separou cinco dicas para você apostar sem medo no acessório! Confira:

Giovanna Lancellotti, Jessica Biel e Juliana Paes de chapéu

Giovanna Lancellotti, Jessica Biel e Juliana Paes já apostaram na moda do chapéu. Foto: AgNews / Getty Images


1. O chapéu pode, sim, ser usado com penteado! Engana-se quem pensa que o chapéu só deve ser usado com o cabelo solto. As mulheres podem investir no penteado e ainda, usar o acessório para dar brilho ao look. Porém, é mais indicado usar um penteado simples para o chapéu não bagunçá-lo e você ter a oportunidade de tirá-lo caso necessário.

2. Todas podem apostar no acessório, independente da idade ou altura. A jornalista Mirella Cabaz, do blog Mirella Cabaz, dá a dica: “se a pessoa se sente bem com o acessório e sabe combiná-lo de forma harmônica com o resto da produção, então ok! Afinal, mais que um modismo, o chapéu reflete a personalidade de quem o veste”, afirma. Tatiana Vianna ainda ressalta que o importante é saber escolher o modelo ideal. “As mulheres devem escolher um modelo proporcional ao tamanho do  rosto para conseguir  um visual harmônico, ou seja, um modelo grande ficará gigante em alguém que tenha rosto pequeno”, orienta.

3. Saiba escolher a melhor ocasião. As mulheres mais discretas devem optar por usar o chapéu em eventos mais formais, como casamentos ou festas à tarde, para se proteger do sol. Mirella dá algumas dicas: “o chapéu com abas largas fica chiquérrimo em casamentos diurnos. Os demais tendem a ser mais informais, então combinam com praia, almoços, viagens, que além de protegerem do sol, agregam estilo e personalidade”. E engana-se quem pensa que o chapéu não pode ser usado à noite, como explica Tatiana: hoje, o chapéu virou um acessório que confere estilo à produção, portanto, não precisa ser usado somente de dia!”

4. Aposte nos modelos que estão em alta! Os chapéus de palha em tons cru ou nude, bege, caramelo, preto e azul marinho são clássicos, combinando com as mais diversas estampas e modelos de roupas. Mas os coloridos também entram em cena para ser o ponto de destaque da produção e trazer ainda mais frescor e autenticidade aos looks de verão. As cores mais indicas são o vermelho, o azul, o amarelo e o verde militar.

5. Harmonize o acessório com o look. Tatiana Vianna dá duas dicas de look para usar no verão: “com a imbatível dupla, calça jeans e t-shirt branca ou com vestidos leves para usar na praia, também cai bem!”. Mirella também indica a combinação do chapéu com vestidos: “para compor o estilo boho-chic ou folk, combine o chapéu estilo Panamá com abas mais largas com vestidinho floral ou de estampa étnica bem fluido com colete jeans e botinhas de cano curto. Outra maneira simples, que sempre dá certo é combinar o chapéu com shortinho jeans e camisa, seja lisa, floral, jeans ou xadrez.”

Mais lidas