Chocolate melhora sintomas da TPM

Chocolate melhora sintomas da TPM

Foto: Thinkstock/Getty Images

O chocolate, apesar de delicioso, é considerado um vilão para a saúde – o alimento é calórico e muitos pensam que ele piora os sintomas da TPM e pode causar espinhas. Porém, o endocrinologista Alfredo Cury, proprietário do Spa Posse do Corpo, afirma que o chocolate pode trazer benefícios para a saúde e nega os mitos mais conhecidos. Confira:

Chocolate e TPM

O médico diz que a guloseima ajuda a melhorar os sintomas da TPM acionando áreas do cérebro associadas ao prazer: “O doce ajuda a melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por conter  feniletilamina, que é precursora da serotonina, o chocolate aciona áreas do cérebro relacionadas ao prazer”, afirma.

Chocolate mais indicado

O chocolate pode ser consumido para amenizar sintomas de TPM, mas nunca em exagero. O chocolate amargo é o mais indicado para o consumo: “O chocolate  amargo, com 70% de cacau  para cima, é rico em flavonóides, antioxidantes aliados da saúde cardiovascular. Eles reduzem a oxidação de LDL, evitando o depósito do colesterol ‘ruim’ na parede das artérias”, afirma o especialista. Ele também revela o que todo mundo gostaria de saber: “Para a felicidade das mulheres, nenhum estudo comprovou o aumento de espinhas devido ao consumo do chocolate”.

Sintomas da TPM

Além dos benefícios do chocolate, outras atitudes podem ser tomadas para aliviar os sintomas da TPM. “Os sintomas pré-menstruais podem ser amenizados pela atividade física, que libera endorfinas, substâncias produzidas pelo próprio corpo que geram sensação de prazer, e dieta com pouco sal para evitar a retenção de líquidos”, conta Luis Gerk, doutor em Ginecologia pela Unifesp. O que pode piorar os sintomas é o consumo de bebidas alcoólicas: “Assim como alimentos que contém metilxantinas, como chá preto, café e refrigerantes tipo cola, as bebidas alcoólicas podem piorar os sintomas”.

Os chocolates mais calóricos

Veja que tipos de chocolates engordam mais e controle as calorias: a tabela é baseada numa quantidade de 100 gramas:

Chocolate crocante – 553 cal

Chocolate branco – 550 cal

Chocolate ao leite – 540 cal

Chocolate amargo – 537 cal

 

Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

Consultoria: Luis Gerk de Azevedo Quadros, ginecologista, doutor em Ginecologia pela Unifesp, de São Paulo-SP

Alfredo Cury, endocrinologista e proprietário do Spa Posse do Corpo

 

 

Mais lidas