Casamento indiano

Casamento indiano

Foto: Thinkstock/Getty Images

O casamento indiano é bem diferente da tradicional cerimônia ocidental. A festa dura vários dias, com muita música, animação e cores vivas nas vestes dos convidados. A consultora de casamentos Meeta Ravindra explica como é a preparação para o casamento hindu e as principais diferenças dos costumes brasileiros:

Principais diferenças

Meeta comenta os aspectos únicos da cerimônia indiana: “A principal diferença é o procedimento utilizado na realização da cerimônia. Os noivos consagram a união conjugal na presença do fogo sagrado e pelos mantras, escritos em sânscrito, pronunciados pelo sacerdote ou sacerdotisa. A cerimônia é constituída de 16 passos e conta com a participação dos noivos, dos pais da noiva e do noivo e dos irmãos da noiva e dos noivos”.

 

Casamento indiano

Foto: Thinkstock/Getty Images

Preparação da noiva

Enquanto a noiva brasileira passa o dia no salão se preparando para o grande dia, a noiva indiana se prepara por uma semana: “A preparação da noiva para cerimônia  de casamento dura em torno de uma semana. Antes do dia do casamento muitas cerimônias são realizadas na casa da noiva, uma delas é a cerimônia em que ela recebe a pintura de hena nos braços, nas mãos e nos pés”.

Comidas típicas

Um aspecto curioso das festas indianas é a comida típica: “A comida é muito farta, com frutas secas, doces variados e pratos salgados da culinária indiana”, conta Meeta. Alguns exemplos são:

– Chole (grão de bico com condimentos);

– Biryani (arroz condimentado com legumes e frutas secas);

– Mattar Paneer (ensopado de queijo fresco e ervilhas com condimentos);

– Naam (pão indiano feito em forno especial);

– Suco de frutas;

– Lassi (refresco de iogurte com água de rosas).

Trajes festivos

Segundo a cerimonialista, as roupas devem ser cheias de cores: “As roupas são festivas, com muito brilho e glamour”. Tanto para os noivos quanto para os convidados, é bom optar por vestimentas chamativas.

Trilha sonora

A música tocada na cerimônia é instrumental e clássica. “Na maioria das vezes é tocada música instrumental clássica indiana, com cítara, santoor ou violino e tabla, para a entrada dos noivos e das guirlandas. O som da tambura, um instrumento de 4 cordas, é tocado durante a pronúncia dos mantras sagrados. Na festa, são tocadas músicas dos filmes indianos, os que passam em Bollywood”, conta a indiana.

Exemplo

Ficou curiosa para saber como é realizado o casamento indiano? Confira:


Consultoria: Meeta Ravindra – consultora de Cultura Indiana, Cerimônias diversas, batizado, casamentos, aniversários. Também faz shows musicais, ministra aulas de mantras, ioga, hindi e música indiana.

Site: www.meetaravindra.com

Mais lidas