Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que, além de gostoso, o café também traz muitos benefícios para saúde? Saiba mais sobre essa bebida deliciosa!
- Shutterstock

Benefícios do café para sua saúde

Você sabia que, além de gostoso, o café também traz muitos benefícios para saúde? Saiba mais sobre essa bebida deliciosa!

O café é uma das bebidas mais tradicionais do mundo. Além de prazeroso, o consumo do café traz muitos benefícios para saúde, entre eles, o bom funcionamento do cérebro, a diminuição de inflamações e o efeito antioxidante. Veja outros motivos para incluí-lo no seu dia a dia!

Xícara de café em forma de coração saindo fumaça

FOTO SHUTTERSTOCK

Café dá energia

A cafeína age sobre os receptores de adenosina, que é um neurotransmissor responsável pela diminuição da atividade cerebral. Com os receptores bloqueados, a atividade neural aumenta e estimula a glândula adrenal a liberar adrenalina, deixando o corpo em alerta.

Saiba mais
Café contra o câncer
Mitos e verdades sobre o café
7 alimentos contra Alzheimer

Contribui para a digestão

As propriedades presentes no café se mostram benéficas contra o desenvolvimento de condições como fibrose hepática, que é o estágio inicial da cirrose, quando o fígado vai perdendo sua capacidade.

Beneficia a prática de atividades físicas

A cafeína pode melhorar a performance atlética através de vários mecanismos, um deles sendo o aumento de movimento de ácidos graxos dos tecidos de gordura. Estudos mostram que a cafeína pode melhorar de 11 a 12% o desempenho nos exercícios.

 

Mulher tomando café em xícara vermelha

Foto: Shutterstock

Bom contra doenças cerebrais

No cérebro, os ácidos clorogênicos e a cafeína, presentes no café, ajudam no desenvolvimento e no processo de desinflamação. Essas propriedades são benéficas nos casos de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, quando há um processo inflamatório no órgão.

Diabetes tipo 2

O consumo de cafeína também está relacionado a uma menor incidência de diabetes, de acordo com estudo recente do Departamento de Nutrição de Harvard. O café, consumido logo após as refeições, diminui a absorção da glicose pelo organismo. Além disso, a cafeína aumenta os níveis circulantes de uma proteína chamada SHBG, que reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Cheiro do café diminui o estresse

Pesquisas do Instituto D’or, no Rio de Janeiro, mostraram que, para se obter os benefícios, nem é preciso beber o café. Os voláteis, substâncias dissolvidas no ar, mexem com o cérebro e trazem à tona as sensações de recompensa e gratidão. Além de dar prazer, interferem positivamente na saúde emocional.

O café na estética

O óleo de café concentrado promove atividade hidratante, antioxidante e foto protetora da pele que são utilizadas na composição de filtros solares e na elaboração de produtos que combatem a celulite, por exemplo.

Pouco calórico

Tabela de calorias para a bebida sem açúcar:
1 copinho (50 ml) = 4 kcal
1 xícara (100 ml) = 8 kcal
1 copo americano (200 ml) = 16 kcal

Advertisement

Estilo de vida

Cuidado: em alguns casos, a fadiga pode ser sinal de uma doença mais séria! Saiba como diferenciar o cansaço em excesso de problemas graves de saúde

Estilo de vida

Dicas simples de como optar pelo melhor produto na hora da compra

Estilo de vida

O apresentador do programa Comer bem que mal tem?, mostra os caminhos para melhorar sua rotina alimentar e ser mais saudável!

Estilo de vida

Nutricionista Vivian Goldberg aconselha o que comer em cada refeição. Veja quais são os melhores horários para comer frutas durante o dia!

Estilo de vida

Especialista explica causas e soluções para quem tem este problema!

Estilo de vida

Light, Diet ou Zero? Nutricionista Vivian Goldberger explica qual é o alimento mais indicado e atenta aos perigos de cada um!

Estilo de vida

Além de ajudar a emagrecer, a prática da caminhada pode prevenir doenças cardíacas. Veja dicas de como fazer caminhadas e melhorar sua saúde!

Estilo de vida

Confira os mitos e verdades sobre a vacina H1N1: saiba onde tomar, quais são os grupos de risco e muito mais. Saiba tudo sobre a vacinação do Influenza