Atividades para entreter as crianças

As brincadeiras infantis podem ter um papel mais importante do que um simples momento de diversão. Brincar traz benefícios emocionais, mentais, sociais, auxilia na área cognitiva e leva a criança a se expressar e descobrir o mundo. Segundo a psicóloga Marta Bitetti, as brincadeiras ajudam as crianças a descobrirem suas habilidades: “As brincadeiras colocam a criança diante de experiências que contribuem para o conhecimento do mundo e de si mesmas”. A especialista deu dicas de brincadeiras mais indicadas para cada idade e os seus benefícios:

O melhor para crianças em fase de crescimento são atividades lúdicas e fantasiosas, que servem para estimular a criatividade dos pequenos. Combinadas às etapas de alfabetização e aprendizado, as atividades de lazer podem ser uma ótima forma de entretenimento e diversão, e tornam-se ainda mais efetivas quando são feitas em família.

Atividades em Família

Foto: Shutterstock

Por isso, busque atividades que possam ser feitas em grupo, que desenvolvam a coordenação motora e a imaginação da criança. Uma ideia é buscar algumas brincadeiras “do seu tempo” e mostrar para seus filhos. Com certeza ele irá adorar!

Brincar de bola, ensinar a pedalar, bola de gude, peão, pular elástico. Todas essas atividades podem ser feitas no quintal de casa.

Outras opções são:

Brincadeiras de roda: trabalha-se expressão corporal, verbal e aumento do vocabulário;
Amarelinha: auxilia o desenvolvimento motor;
Quebra-cabeças: estimula o raciocínio, concentração, psicomotricidade;
Jogo simbólico (faz de conta): favorece a imaginação, a imitação, e até a afetividade;
Outras sugestões: blocos de construção, brinquedos de encaixe, estátua, lenço atrás, corre cutia, esconde-esconde.

Atividades ao ar livre

Foto: Shutterstock

Além disso, filmes e desenhos animados sempre são uma boa pedida. Apresente alguns antigos como Cavaleiros do Zodíaco, Os Flintstones, Thundercats, O Fantástico Mundo de Bobby, Ursinhos Carinhosos, Cavalo de Fogo, Pica-Pau… A lista é imensa!

E que tal uma sessão Disney? Aposte também em filmes clássicos com O Rei Leão, A Bela e a Fera, A Bela Adormecida, A Dama e O Vagabundo, entre outros. É diversão garantida.

Outra opção divertida são os jogos. Aqueles que lidam com dinheiro, desenhos, mímicas e raciocínio são excelentes também para aprimorar as habilidades da molecada.

Você também pode promover a “Tarde da Reclicagem”, e criar um espaço para as crianças brincarem com materiais recicláveis, tintas, papéis diferentes, retalhos, cola, etc.

E como para as crianças tudo é novidade, aposte em um acampamento em casa, colocando as barracas no jardim ou improvisando com lençóis dentro do próprio quarto. Não podem faltar lanchinhos e histórias engraçadas.

Outra atividade muito prazerosa da infância eram os famosos álbuns de figurinhas, também conhecidos como livros ilustrados. Mostre para as crianças como tudo era feito: o prazer de comprar o livro, a expectativa de abrir os pacotinhos de figurinhas, e a satisfação de ter o livro completo com os cromos! E o melhor, essa atividade é supereconônica!

Livros Ilustrados

Foto: Divulgação / Editora Alto Astral

A Editora Alto Astral está lançado dois livros ilustrados voltados para o público infantil. Para os meninos, dinossauros um livro cheio de ação, aventura e muitas figurinhas especiais.

CLIQUE AQUI PARA CONCORRER A UMA COLEÇÃO COMPLETA DE FIGURINHAS DE A ERA DOS DINOSSAUROS

Para as meninas, a turma da Moranguinho. São 192 figurinhas com glitter, cores especiais e um delicioso cheirinho de morango! E a diversão não acaba aí! Acessando o site da Moranguinho, a criança ainda pode fazer o download de diversos planos de fundo para a tela de seu computador.

CLIQUE AQUI PARA CONCORRER A UMA COLEÇÃO COMPLETA DE FIGURINHAS DA MORANGUINHO + COPO DA MORANGUINHO

Atividade é o que não falta, não é mesmo?

Mais lidas