Aprenda como montar um currículo

A jornada para procurar um emprego exige muita preparação dos candidatos. Receber muitos “nãos” pode ser um indicativo de problema com o currículo ou com a postura ao realizar uma entrevista profissional. O primeiro passo para ser chamado para uma entrevista é ter um bom currículo. O consultor de carreira Marcos Tonin recomenda “um layout limpo, organizado e com as informações necessárias para que desperte o interesse no recrutador em lhe conhecer”. Aprenda o que fazer e o que não fazer na hora de vender sua imagem profissional:

 

Aprenda como montar um currículo

Foto: Shutterstock/Getty Images

 

Informações Indispensáveis

 O currículo é uma apresentação resumida da sua experiência profissional e formação acadêmica. Seja objetivo e evite informações irrelevantes para as vagas, como hobbies ou experiências pessoais. “Nunca minta e revise antes de enviar ou entregar. Um bom currículo não tem mais do que duas páginas”, enfatiza o consultor empresarial Cassio Quintao. Veja o que não pode faltar:

 – dados pessoais (nome, endereço, e-mail e telefone)

objetivo profissional (muda de acordo com a vaga)

– formação acadêmica (deve ser ordenada de forma decrescente)

– experiência profissional (nome da empresa, tempo de atuação, cargo, local e resultados)

– qualificações (principais qualificações e habilidades profissionais)

– idiomas (coloque as línguas que sabe falar e o nível de conhecimento)

– cursos complementares (cite treinamentos que tenham afinidade com a área de atuação)

 

Primeira impressão

 Depois da entrega do currículo, vem a entrevista. Nesta etapa é importante prestar atenção na postura, nas roupas e no modo de falar. Para se preparar, pesquise sobre a vaga e sobre a empresa. Relembre seus pontos fortes e seus pontos fracos. “O autoconhecimento é a melhor forma de chegar preparado e confiante para uma entrevista”, completa Cassio. O candidato precisa ter calma, firmeza e ser objetivo.

Quando chegar à empresa, lembre-se de ser gentil com os outros funcionários, “não deixando de cumprimentar com gentilezas de bom dia ou boa tarde e mencionando sempre: por gentileza”, recomenda a especialista em RH Viviane Mourão. Quanto ao celular, deixe-o no modo silencioso e não atenda nenhuma chamada durante a entrevista. Uma boa aparência também conta pontos. Não vá desleixado, porém não exagere no perfume e na maquiagem.

As redes sociais também de tornaram uma grande aliada das empresas contratantes. Por meio dos perfis virtuais é possível conhecer mais afundo o candidato. Marcos recomenda atualizar o perfil e alerta para o tipo de postagens que são feitas: “cuidado, pois o recrutador vai entrar em sua rede antes de lhe chamar”. Compartilhamentos preconceituosos e erros de português prejudicam a contratação.

 

 

Principais erros

 Tome muito cuidado com o que fala para o entrevistador. Seja verdadeiro em suas respostas para não causar má impressão ou deixar dúvidas. “Quando o recrutador percebe que o candidato está mentindo, ele não fecha somente a porta do emprego atual, ele pode fechar muitas outras”, complementa Marcos. Veja a lista de principais erros:

– Falar mal das empresas que já trabalhou

– Usar gírias, cruzar os braços e relaxar o tronco durante a conversa

– Utilizar respostas clichês, como dizer que o maior defeito é o perfeccionismo

– Não conhecer a empresa

– Interromper o entrevistador ou querer conduzir as perguntas

– Demonstrar ansiedade

– Atrasar o horário da entrevista

Estar preparado para uma entrevista é uma maneira de estar à frente de seus concorrentes. Siga as dicas dos profissionais e confie em si mesmo. Com clareza, confiança e preparação, é mais fácil conseguir o cargo disputado!

 

Consultoria

 Cassio Quintao, consultor empresarial/PROFF Gente & Gestão

Viviane Mourão, especialista em recursos humanos/Meta&Vida Desenvolvimento em RH

Silvinei Cordeiro, diretor de consultoria, gestão e contabilidade Toffanin/Empresa Direto

Marcos Tonin, consultor de carreira/Apoema Inteligência em Pessoas

Verônica Lopes de Jesus, diretora Executiva/Balcão de Empregos.com

 

Mais lidas