Alimentos funcionais

Alimentos funcionais  

Saiba o que são e como eles ajudam na sua saúde

Você já ouviu falar em alimentos funcionais?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

Traduzindo…

Em outras palavras, os alimentos funcionais fazem mais do que alimentar. Eles são benéficos para a saúde e podem ser consumidos por conta própria, sem a supervisão de um médico. Assim, é muito importante inclui-los no cardápio sempre que possível.

Você conhece!

O nome pode até soar estranho, mas com certeza você já provou algum tipo de alimento funcional. Veja alguns exemplos, consuma-os e viva melhor!
*Alimentos funcionais naturais: azeite de oliva, óleo de peixe (ômega-3), chá verde, castanha do Pará, soja, frutas, verduras, legumes, alho e linhaça.
*Alimentos funcionais industrializados: pão com ômega-3, margarina com fitosterol e shake de chocolate com óleo de peixe micro-encapsulado.

“Nos restaurantes fast-food ainda encontramos pouca opções desses alimentos. Mas a tendência é que ocorra um aumento significativo nos próximos anos, devido a exigência do consumidor”, prevê o especialista.

Texto: Giovana Sanches
Consultoria: Dr. Alexander Gomes, nutrólogo. Site:
www.dralexander.com.br
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas