Alimentos contra menopausa

Conheça as receitas para evitar esse e outros problemas de saúde!

 

Alimentos contra menopausa

  

MENOPAUSA

O especialista norte-americano em saúde e nutrição, David Grotto, escreveu 101 alimentos para uma vida plena, pela editora Larousse. Neste guia, além de falar sobre doenças e indicar alimentos que podem ajudar a preveni-las ou combatê-las, ele oferece diversas receitas saborosas e saudáveis para que você tenha uma vida melhor. Malu trouxe cardápios para alguns dos males mais comuns que podem atrapalhar o seu dia a dia e, aqui, te ensina a fazer as delícias para a sua saúde. Confira as receitas contra a menopausa!

 

Sanduíche de Queijo e Verduras Assadas
Receita de Sue McCloskey

Rende 4 porções

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
8 aspargos
½ cebola cortada em fatias
½ pimentão vermelho cortado em fatias
½ cogumelo shitake cortado em fatias
Sal e pimenta-do-reino a gosto
8 fatias de pão integral
1 xícara (chá) de queijo mussarela
8 folhas de manjericão

Modo de fazer
Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto. Despeje o azeite por cima do aspargo, da cebola, do pimentão e do cogumelo shitake. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe as verduras até ficarem macias (cerca de 4 minutos para cada lado). Tire a panela do fogo. Passe um pouquinho de margarina em um dos lados da fatia de pão e coloque-a na frigideira. Imediatamente, coloque os ingredientes dessa forma: 2 colheres (sopa) queijo*2 folhas de manjericão*1/4 da mistura das verduras assadas. Cubra com 2 colheres (sopa) queijo e 1 fatia de pão com o lado que tem margarina voltado para cima. Asse cada lado do pão até dourar e até que o queijo derreta. Repita o procedimento com o restante dos pães e do recheio para fazer mais três sanduíches. Eles também podem ser feitos na sanduicheira.

 

Coxa de Frango ao Vinho Tinto, Ameixa Seca e Alho
Receita da chef Elizabeth Wiley

Rende 4 porções

Ingredientes
8 ameixas secas sem caroço
8 dentes de alho descascados
2 cravos-da-índia inteiros
½ canela em pau amassada no pilão
1 ramo de alecrim amassado no pilão
8 coxas de frango
½ xícara (chá) de caldo de frango
Suco de ½ laranja
¾ de xícara (chá) de vinho tinto seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 160°. Espalhe as ameixas secas, o alho, os cravos, os pedaços de canela e de alecrim no fundo de uma assadeira. Coloque as coxas de frango sobre esses ingredientes, com a pele voltada para cima. À parte, misture o caldo, o suco de laranja, o vinho tinto e regue o frango. Tempere bem a pele do franco com sal e pimenta. Cubra a assadeira com papel-alumínio. Asse por 2 horas e deixe o frango descansar no caldo por 10 a 15 minutos. Transfira o frango para uma bandeja ou pratos individuais. Sirva cada coxa com 1 ameixa seca e 1 dente de alho amassado. Peneire o caldo da assadeira e retire a gordura com uma concha. Sirva o frango com purê de batata, salada de couve e algum vegetal cozido.

 

Salada Siciliana de Brócolis
Receita da chef Elizabeth Wiley

Rende 6 porções

Ingredientes
Sal kosher*
1 maço de brócolis
½ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
3 a 4 dentes de alho amassados
Casca ralada de 1 limão
Casca ralada de ½ laranja
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Ferva uma panela grande de água com sal kosher. Enquanto isso, corte os brócolis em buquês de tamanho médio. Coloque os brócolis na água fervente e cozinhe por 3 a 4 minutos até ficarem com um tom de verde mais brilhoso. Escorra em um escorredor de macarrão e lave em água corrente fria. Quando estiverem frios, esprema delicadamente os buquês para retirar o excesso de água e coloque em uma tigela seca. Coloque ½ xícara (chá) de azeite de oliva numa panela pequena. Acrescente o alho, cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até o alho começar a chiar. Quando o alho começar a dourar, retire a panela do fogo e deixe-o mergulhado no azeite. Polvilhe a casca de limão e de laranja sobre o brócolis e mexa para espalhar bem. Coe o azeite para descartar o alho, regue os brócolis com a ajuda de uma colher até a salada ficar com a quantidade de azeite que você deseja. Tempere com sal e pimenta e misture bem.

*O sal kosher é um sal não iodado com cristais mais grossos do que o sal de cozinha normal. Pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos culinários.

 

Depressão, enxaqueca, insônia, artrite, estresse e ansiedade… veja outras receitas para evitar esses problemas!

 

* Conteúdo extra da edição 431 da Revista Malu

Texto: Giovana Sanches e Fernando Santos, chef de cozinha
Foto: ThinkStock/Getty Images, AbleStock/Keydisc, Ingram Publishing/Other Images, Glow Images/LatinStock

Mais lidas