Alimentação para diabéticos

Para controlar a diabetes, doença que se caracteriza pela redução da produção de insulina pelo pâncreas, basta seguir alguns cuidados e, principalmente, alimentar-se corretamente. Veja as dicas da nutricionista funcional Patrícia Davidson:

 

Alimentação para diabéticos

Foto: Thinkstock/Getty Images

Alimentos do bem

Aveia: o seu farelo possui grandes quantidades de fibras, que ajudm a regular o trânsito intestinal. Estes grãos também estabilizam a diabetes e controlam a tensão arterial. Consumo diário: 2 colheres (sopa).

Gergelim: contém ómega-3 e ómega-6, que protegem o coração, além de muitas vitaminas e minerais. Quando consumido regularmente, previne cancro e combate a diabetes tipo 2. Consumo diário: 1 colher (chá).

Linhaça: repleta de fibras, regula o intestino. Também reduz o colesterol mau (LDL), evita o desenvolvimento do cancro e controla a diabetes. Consumo diário: 2 colheres (sopa).

Frutas

As pessoas que têm diabetes devem consumir frutas com uma certa moderação, pois a frutose, que é o açúcar presente em todas as frutas, transforma-se em glicose no organismo, prejudicando os portadores da doença.

A quantidade ideal de frutas varia de 2 a 4 porções por dia aproximadamente. 1 porção pode ser considerada igual a 1 laranja média ou 1 maçã ou 1 fatia de papaia ou 1 rodela de ananás ou 6 uvas.

As frutas que contêm mais frutose são a uva, a manga e a banana. Legumes e verduras são bastante indicados para diabéticos por serem fontes de vitaminas e minerais.

Orientações gerais para diabéticos

– Substitua o açúcar por adoçante, dando preferência aos feitos à base de Stévia ou sucralose, que são mais naturais.
– Fraccione as refeições correctamente em 6 vezes ao dia, com intervalo de 3 em 3 horas em pequenos volumes para que o nível de glicose se mantenha sempre o mais regular possível;
– Reduza o consumo de gorduras em geral;
aPrepare os alimentos com óleos vegetais (girassol, soja, canola) em pequena quantidade;
– Evite carnes gordas, enchidos, queijos gordos, natas, maionese e manteiga;
aPrefira carnes magras, leites magros e queijos magros e retire a pele de aves antes de prepará-las;
– Aumente o consumo de verduras cruas;
– Aumente consumo de fibras (frutas com casca, verduras, cereais integrais), pois além de retardar o esvaziamento gástrico, também diminuem a absorção da glicose e garantem o fornecimento de vitaminas e minerais;
– Dê preferência a alimentos frescos em vez dos industrializados ou congelados, pois contêm maior teor de vitaminas e sais minerais;
– Não abuse do sal de cozinha (o excesso de sal pode aumentar a pressão sanguínea), mas pode abusar de outros temperos como alho, cebola e ervas;
aMantenha-se dentro da faixa de peso ideal.

Evite

– Açúcares (refinado, cristal e mascavado), mel, caldo de cana, doces, geleias, pastilhas, refrigerantes e sumos não dietéticos, pois estes alimentos contribuem de forma acentuada para o descontrolo dos níveis de glicose;
– Cereais e produtos preparados com cereais refinados (arroz, pão, biscoito, bolo, etc.);
– Mistura de arroz + pão + massa + batata + farinha/farofa na mesma refeição;
– Fritos;
– Bebidas alcoólicas;
– Fique de olho nos alimentos diet, pois nem todos são isentos de açúcar. Pela legislação, o alimento diet tem que ter retirado totalmente de sua composição qualquer componente, podendo ser o açúcar, gordura, sódio etc… Então, depois de confirmar que o produto é mesmo isento de açúcar, dê especial atenção à quantidade de gordura que, na maioria das vezes, está em quantidades bem elevadas, por isso, esse tipo de produto também deve ser consumido com moderação. E, não esqueça: leia sempre os rótulos antes de consumir os alimentos.

Receitas caseiras

Se você quer se prevenir, veja algumas receitas caseiras que ajudam no controle da diabetes

Batido de beringela

Ingredientes: l 1 beringela picada l Sumo de 1 limão l 1/2 litro de água

Preparação: Bata no liquidificador a beringela picada grosseiramente, o sumo de limão e a água. Coe e beba 2 copos por dia.

Maçã, limão e alho

Ingredientes: l 1 maçã verde gande sem casca e sem sementes l Sumo de 1 limão l 1 dente de alho l 1/2 litro de água mineral

Preparação: Bata a maçã verde sem casca e sem sementes, o sumo de limão, o dente de alho e a água mineral no liquidificador até ficar homogéneo. Beba 1 copo (250ml) por dia.

Sumo de pêra com banana

Ingredientes: l 3 chávenas (chá) de pêra picada grosseiramente l 2 chávenas (chá) de banana

Preparação: Passe os ingredientes por um processador de alimentos e beba o sumo extraído. Caso deseje, pode bater tudo no liquidificador com 1 chávena (chá) de água.

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