Alimentação correta na gravidez

Alimentação correta na gravidez

Foto: Thinkstock/Getty Images

A gravidez requer muitos cuidados, especialmente quando o assunto é alimentação. Quando a mulher descobre que está grávida, surgem inúmeras preocupações e dúvidas – e o que deve ser retirado da rotina alimentar é uma delas. Café pode ser ingerido? E alimentos gordurosos? Quantos quilos a mulher pode engordar na gestação? Para conferir as respostas para essas e outras questões, confira as dicas da obstetra Caroline Alexandra Pereira de Souza:

Alimentação diária

Todo cuidado é pouco quando o assunto é alimentação. De acordo com a especialista, o essencial é retirar alimentos gordurosos do dia a dia: “A grávida deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos, industrializados, condimentos e ricos em sódio. Também é importante evitar açúcar refinado, alimentos crus e iniciar uma alimentação mais leve, rica em frutas, vegetais, fibras e cereais”. Ela também explica que a mulher também pode consumir vários tipos de vitaminas: “O ideal é consumir todas as vitaminas e também ingerir alimentos com ferro”.

Certo x Errado

Para a obstetra, cafés e refrigerantes devem ser evitados, assim como alimentos crus, fritos e ricos em gordura. “A gestante deve priorizar carboidratos integrais, proteínas brancas ou vermelhas – desde que magras, como lagarto, coxão mole e duro – folhas e legumes para garantir as vitaminas e feijão para dar reforço ao aporte de ferro”.

Ela também explica por que é melhor evitar a cafeína: “Na verdade, não recomendo o consumo, pois é uma bebida estimulante que pode prejudicar o feto. O café também compete com o cálcio, portanto é recomendável não consumir os dois ao mesmo tempo”.

Peso ideal

Quantos quilos a mulher pode engordar durante a gestação? Segundo Caroline, depende da altura e do peso da mulher antes da gravidez: “Se ela já está acima do peso, o ideal é engordar sete quilos. Se é uma pessoa saudável, pode chegar a nove a catorze quilos, mas tudo depende da altura e do peso antes da gestação. Portanto, o ideal é fazer o pré-natal com uma nutricionista também”, revela.

Emagrecer com saúde

Sabia que o excesso de peso na gravidez pode trazer riscos de hipertensão e inchaço em excesso?  Se você está acima do peso e deseja emagrecer, além da alimentação saudável,  clique aqui e confira que tipos de exercícios são ideais durante a gravidez.

 

Consultoria: Dra. Caroline Alexandra Pereira de Souza- ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana e endoscopia ginecológica – Clínica BMS. Site: http://clinicabms.net

Mais lidas