Connect with us

O que você está procurando?

Veterinário fala sobre os males de oferecer alimentos açucarados para cães e gatos
-

Alimentação adequada para os animais de estimação

Veterinário fala sobre os males de oferecer alimentos açucarados para cães e gatos

Cachorro comendo ração

Foto: Shutterstock Images

Quem nunca deu um pedaço de pão, um quadradinho de chocolate ou bolachas para seu cachorro ou gato que atire a primeira pedra! Parece algo inofensivo, mas não é. O chocolate mesmo, em doses elevadas associadas a raças sensíveis, pode deixar o animal doente e até levar à morte.

Possíveis doenças

Entre os problemas causados estão cáries, úlcera, diarreia, constipação, diabetes, obesidade e uma série de deficiências nutricionais, já que a absorção de nutrientes estará comprometida.

O veterinário Sady Alexis Chavauty Valdes garante que a alimentação adequada deve ser balanceada de acordo com as características da espécie. “Na natureza, os animais silvestres têm como escolher aquilo que seu organismo aponta como necessário. Já os domésticos não têm essa opção e tendem a aceitar aquilo que lhes é oferecido pelo dono”, alerta.

Com isso, o proprietário, ao oferecer ao animal um alimento semelhante ao seu, não está considerando as suas necessidades nutricionais. “Se o alimento for palatável para o animal, a tendência é que ele queira sempre aquilo e custe a aceitar uma dieta balanceada”, complementa.

“Muitas vezes, o proprietário disponibiliza doces aos animais acreditando que esses alimentos darão a mesma sensação de felicidade que ele sente. Mas o açúcar e outras substâncias são altamente contraindicadas para os bichos”, afirma o veterinário.

O perigo do chocolate

Essa guloseima contém teobromina, um estimulante do sistema nervoso central. Alguns cães apresentam maior sensibilidade a essa substância, mas é importante salientar que todas as raças têm grau de sensibilidade maior do que os seres humanos à teobromina.

“Os sinais de intoxicação irão variar de acordo com a quantidade ingerida. O animal pode apresentar vômitos, agitação, tremores musculares, dificuldade de locomoção, taquicardia, aumento na ingestão de líquidos e na micção, febre, convulsões e morte. O cão intoxicado por chocolate deve ser levado com urgência a uma clínica veterinária”, conclui o especialista.

Alimentos adaptados

Ossinhos com sabor chocolate e biscoitos com outros sabores e odores: a indústria de alimentos para pets é criativa e não para de inovar ou inventar para agradar os donos de animais.

Valdes alerta que, apesar de serem mais próximos da composição ideal, essas guloseimas não são completas e podem ser oferecidas apenas eventualmente para não comprometer a saúde dos animais. “Esses alimentos servem unicamente para satisfazer a necessidade de algumas pessoas de tratar seus animais como se fossem da espécie humana”.

 

Consultoria: Sady Alexis Chavauty Valdes, médico veterinário

Advertisement

Estilo de vida

Nutricionista dá dicas de como montar uma quentinha saudável

Estilo de vida

Esse e outros tipos de hábitos podem ajudar no combate às dores e queimação no estômago

Estilo de vida

Psicóloga explica a necessidade do hábito de beber e alerta para doenças físicas e emocionais

Estilo de vida

Deixe de lado o despertador e aposte em canções que te fazem levantar da cama com bom humor

Moda & Beleza

Saiba como disfarçar defeitinhos e deixar seu rosto mais harmonioso

Moda & Beleza

Confira os looks que prometem ser os mais cobiçados da nova novela das nove

Famosos

A ex-BBB Adriana está com tudo! Nesta sexta-feira (7), a loira compartilhou em seu Instagram um velho truque de beleza usado para disfarçar a oleosidade

\"Já levei muito spray de pimenta na cara\", revela a funkeira